A importância da ergonomia e da boa postura para crianças

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em novembro 30, 2022

Confira dicas imprescindíveis para cuidar da postura desde a infância, a fim de evitar problemas futuros

A ergonomia é uma ciência que visa à melhoria do desempenho humano, ao bem-estar e à segurança no ambiente de estudo ou trabalho, por meio do ajuste das condições do espaço às características físicas, psicológicas e sociais dos indivíduos. Em suma, a ergonomia é importante para o corpo humano, já que ajuda a evitar lesões, melhora a postura e o conforto, além de aumentar a produtividade.

Em relação à postura das crianças, a ergonomia é extremamente importante para evitar dores nas costas e nos ombros, além de problemas posturais, tendo em vista que é nessa faixa-etária que o corpo humano vai se moldando e se desenvolvendo.

Levando em consideração os itens citados acima, neste artigo daremos algumas dicas práticas e fundamentais, como escolher uma mochila adequada para crianças, adaptar o ambiente de estudos em casa de forma a torná-lo mais confortável, entre outros pontos, a fim de evitar problemas futuros. 

Carregue na mochila apenas o essencial

Não é de hoje que as crianças costumam carregar mochilas pesadas para a escola todos os dias por conta de tantos livros didáticos e cadernos diversos. Por conta disso, é comum ouvir reclamações de dores nas costas e nos ombros por parte dos pequenos. Além disso, é cada vez mais comum nos depararmos com problemas de postura já na fase infantil. 

Assim, é imprescindível que os adultos escolham uma mochila que seja adequada às necessidades da criança. Dessa forma, nossa primeira dica é: opte por uma mochila leve e com alças confortáveis. As alças devem ser ajustáveis, para que a mochila se adapte à altura e fisiologia do corpo infantil. A mochila também deve ter um suporte para o quadril, para que o peso seja distribuído de forma correta.

Além disso, as crianças devem carregar apenas o necessário na mochila. Os livros e materiais escolares devem ser colocados de forma organizada, para que o peso seja leve e fácil de carregar, uma vez que, além das dores, a má postura pode causar problemas de saúde mais graves tanto na fase infantil quanto na idade adulta. 

Controle o uso de dispositivos eletrônicos

Os pequenos estão cada vez mais expostos ao uso de dispositivos eletrônicos, e isso pode impactar negativamente na postura. É importante ensinar as crianças a serem conscientes da postura e a assumirem uma posição correta quando estiverem fazendo o uso de videogames, computadores e celulares. 

Crie um ambiente confortável para os estudos

Quando se trata de estudar, é importante ter um ambiente confortável. Afinal, é nesse local onde as crianças passarão horas concentradas em seus estudos, fazendo suas lições ou estudando para testes e provas. Por isso, opte por uma cadeira ergonômica e uma mesa confortável, que se adapte ao corpo dos pequenos, para deixar o cantinho do conhecimento ainda mais aconchegante.

Estimule a prática do alongamento após longas horas de estudo

A postura é algo que devemos ter cuidado desde cedo, pois ela pode afetar nossa saúde a longo prazo. Se você tem um filho pequeno, é importante ensiná-lo a ter uma boa postura, para que ele não sofra com problemas de coluna no futuro. 

Por conta disso, incentive seu filho a se alongar e fazer exercícios diariamente, mesmo que em casa, após longas horas de estudo. Alongamentos e exercícios são importantes para manter os músculos fortes e flexíveis, o que irá ajudar na prevenção de problemas posturais. 

Seguindo essas dicas, pode ter certeza de que seu filho terá uma boa postura e evitará problemas de coluna no futuro.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade