A origem dos nomes de algumas criptomoedas

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em junho 19, 2023

Se você tem o costume de navegar na rede e está sempre por dentro dos principais tópicos de discussões da internet, então com certeza já ouviu falar sobre diferentes tipos de criptomoedas. A variedade neste mercado é muito vasta, assim, sendo um dos fatores atrativos para quem deseja investir no mercado de ações online que engloba tanto investidores novos quanto investidores mais tradicionais. 

Se você deseja entrar nesse universo das moedas digitais, então, é importante saber a origem de onde tudo começou e quais foram as inspirações para o surgimento das gigantes da internet como cripto Cardano, Tether e Solana, que serão as que vamos aprofundar nos tópicos abaixo.  

Cardano (ADA)

Conhecida como a cripto mais promissora da terceira geração de moedas digitais, a Cardano (ADA) foi lançada em 2017 pelo seu desenvolvedor Charles Hoskinson, que inovou o universo das criptomoedas ao criar uma plataforma pública de blockchain específica para a Cardano. Apesar do lançamento ter sido em 2017, o estudo e desenvolvimento da moeda, assim como da plataforma vem ocorrendo desde o ano de 2015. 

A Cardano tem uma grande diferença de mercado, pois foi a primeira criptomoeda que contou com abordagem científica para o seu desenvolvimento, isso trouxe mais credibilidade para os investidores, que passaram a confiar mais nas promessas que a nova moeda trazia ao cenário de investimento. Após 6 anos do seu lançamento, a Cardano se tornou uma das dez maiores criptomoedas de capitalização do mundo. 

A Cardano (ADA) foi exposta ao mundo levando o nome de Ada Lovelace, enquanto a plataforma homenageia Gerolamo Cardano. Ambos os nomes pertencem a figuras históricas, Ada Lovelace foi uma matemática e escritora de origem inglesa, ela é mundialmente reconhecida por ter sido a responsável por escrever o primeiro algoritmo que poderia ser processado por uma máquina. A máquina em questão era analítica desenvolvida por Charles Babbage.

Enquanto Gerolamo Cardano ou Girolamo Cardano foi um polímata italiano que teve inúmeros trabalhos publicados na área da matemática, medicina, física, filosofia, religião e música. Seu trabalho mais conhecido foi dentro da matemática ao ser o primeiro a abordar os estudos das ideias gerais da teoria das equações algébricas.

Tether (USD)

A cripto Tether tem origem e lançamento mais antigo em relação às moedas famosas como a Cardano (ADA). O Tether foi lançado em 2014 e foi fruto de uma parceria entre o ator Brock Pierce, o empresário Reeve Collins e o desenvolvedor de softwares Craig Sellers. É uma moeda desenvolvida no cenário americano por americanos, sua origem evidencia as necessidades da época que estava inserida. 

O fato de evidenciar que essa criptomoeda foi desenvolvida por americanos nos Estados Unidos serve para explicar que o Tether foi criado na intenção de ter o mesmo valor e importância que o dólar, a moeda física e oficial dos EUA. Assim, é mais fácil de compreender o peso que o Tether teve e ainda tem, pois quase 10 anos depois de seu lançamento ainda continua relevante no mercado. 

O Tether já teve outros nomes, chegou a ser chamado de RealCoin, mas atualmente leva o nome de Tether (USD). Tether em inglês significa amarrar, prender a algo, relacionado a outra forma que a moeda é conhecida, IOU que significa I Owe You, em portugês é Eu Te Devo, que significa que todas as transações são referentes à reserva da companhia que desenvolveu o Tether, eles estão “amarrados”. 

Solana (SOL)

A Solana é uma plataforma de blockchain para DApps, NFTs e ativos digitais. Sua moeda é conhecida como SOL, que ficou mundialmente conhecida em 2021 após se tornar a criptomoeda mais popular do mundo na época, tendo um crescimento de mais de 700%. 

O criador da Solana (SOL), Anatoly Yakovenko, já tinha uma carreira de sucesso como engenheiro na multinacional Qualcomm, agora, ele é o responsável pela sétima criptomoeda mais valiosa do mundo com um valor de negócio de US$ 43 bilhões.

Solana tem o significado de vento do leste, mas não há nenhuma ligação direta com o objetivo da criptomoeda ou da plataforma desenvolvida pelo americano Anatoly Yakovenko.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade