Achei um cachorro na rua, como proceder?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 6, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Saiba o que fazer quando encontrar um bichinho abandonado

De acordo com um levantamento da OMS, existem cerca de 20 milhões de cães abandonados nas ruas do Brasil. Isso se dá pela falta de uma política de controle de natalidade efetiva no país. 

Se você é o tipo de pessoa que gosta de animais, se comove com a situação dos bichinhos abandonados e pretende adotar um deles, é importante ficar por dentro dos cuidados com cães de rua e como proceder quando se deparar com essa situação. 

Fizemos um passo a passo do que fazer caso queira adotar um cãozinho de rua e também como você pode agir para ajudar quando se deparar com um deles que esteja precisando de auxílio urgente. 

Tire o cachorro da situação de rua

Antes de mais nada, é imprescindível tirar o cachorro da possível situação de risco em que ele se encontra. Nesse momento, é bom tomar bastante cuidado e, se achar seguro, ir acostumando o cãozinho com a sua companhia e seu cheiro.

Mesmo se o animal estiver tranquilo e parecer que não há perigo, é bom tomar bastante cuidado, afinal, cães de rua normalmente estão acostumados com o comportamento hostil de algumas pessoas e, com isso, podem achar que você vai fazer algum mal. 

O ideal é pedir ajuda e, se o cão não apresentar perigo para você e quem mais estiver te auxiliando, tente enrolá-lo em um cobertor para pegá-lo. 

Leve o bichinho ao veterinário

Muitos cãezinhos abandonados necessitam urgentemente de cuidados veterinários, pois a rua pode ser fonte de doenças e outros perigos ao bem-estar deles. 

Uma das primeiras atitudes a tomar é levar o animal para o veterinário, para que ele seja examinado, vacinado, vermifugado e também para que faça alguns exames e outros procedimentos, caso seja necessário, dependendo do estado em que ele se encontra.

Lá você também receberá informações sobre a castração do bichinho. Dependendo da idade dele, o veterinário pode recomendar que ela seja feita o quanto antes, justamente para manter o controle de natalidade. 

Certifique-se de que ele não fugiu dos donos

Antes de adotar oficialmente um cão de rua, é muito importante ter certeza de que ele não fugiu de algum lar. 

Alguns sinais podem indicar que ele já teve dono e está apenas perdido, como: estar muito bem tratado ou bem treinado e, o mais óbvio, se estiver de coleira ou algo que indique que ele já foi de alguém. 

Se for o caso, procure perguntar na vizinhança e avisar nos estabelecimentos próximos de onde você o encontrou. Caso ele já tenha dono, entre em contato o quanto antes para devolvê-lo e peça que a pessoa tome as medidas necessárias para que ele não fuja novamente. 

Por fim, cuide do seu novo amigo com muito amor

Depois de resgatar e oferecer todos os cuidados necessários para o cão, é só aproveitar a companhia do seu novo bichinho de estimação. Lembre-se de brincar e passear com ele, oferecer ração de qualidade, mantê-lo bem hidratado e limpo.

Outro ponto importante é acompanhar atentamente a carteirinha de vacinação. Provavelmente, o animal foi vacinado antes de ir para a sua casa e esse cuidado deve ser repetido anualmente. 

Se não puder adotar, acione ONGs, órgãos municipais ou lares temporário

Se você não quiser ou não puder adotar um cãozinho de rua que esteja precisando de um lar, é importante entrar em contato com ONGs ou órgãos municipais que possam prestar auxílio a esses animais, como Centros de Controle de Zoonoses, por exemplo. 

O problema é que esses locais geralmente estão superlotados, justamente pelo grande número de animais abandonados. Nesse caso, é legal tentar contato com pessoas que possam oferecer lar temporário para os bichinhos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.