Aplicativos essenciais para motoristas

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em novembro 24, 2022

Conheça cinco aplicativos que tornam sua rotina no trânsito mais fácil

O trânsito pode ser um momento do dia muito estressante na rotina das pessoas. Afinal, ele exige muita atenção para evitar acidentes, sem contar que ficar preso no tráfego é algo que desgasta o psicológico de qualquer um.

Contudo, a tecnologia tem sido uma aliada importante para tornar essa rotina mais tranquila. Por exemplo, há um aplicativo de consulta CNH que serve para substituir o documento de papel, além de também mostrar os dados referentes ao CRLV. Outros aplicativos também ajudam na navegação em cidades, fugindo de vias engarrafadas.

No texto abaixo, conheça cinco aplicativos que são essenciais para tornar a rotina do motorista mais tranquila.

Waze

O Waze é um aplicativo muito útil para quem trafega em cidades com muito trânsito ou está em locais que não é familiarizado. Ele reúne rotas e mapas que auxiliam na navegação do motorista, a partir do uso do GPS do smartphone.

Um diferencial importante é que ele funciona de forma colaborativa, com os usuários compartilhando informações sobre o tráfego. Elas incluem dados sobre vias engarrafadas, obras, acidentes e indicações de locais para estacionar e pedágios. Com isso, os motoristas recebem em tempo real os dados do trânsito.

Além disso, a plataforma indica o melhor caminho de acordo com o tipo de automóvel do motorista e o fluxo de tráfego registrado. A navegação acontece por meio de comandos de voz e setas, que indicam qual é o traçado que o motorista deve realizar. Isso além de mostrar qual é a distância, apresenta o destino e o tempo calculado para chegar nele.

CNH Digital

Com a CNH Digital, o indivíduo tem muito mais comodidade e não precisa mais se preocupar em esquecer a carteira de motorista em casa. Em sua tela inicial, há quatro ícones que mostram as ferramentas presentes no aplicativo. Em “Habilitação”, é possível emitir a versão digital da CNH.

Já em “Veículos”, é possível baixar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). O aplicativo ainda mostra as infrações cometidas pelos motoristas e os valores das multas, permitindo ainda gerar o boleto para pagá-las. Outro ponto importante é que os documentos digitais têm o mesmo valor legal das versões impressas, ou seja, é possível apresentá-los em uma blitz, caso seja necessário.

DPVAT Caixa

Com este aplicativo, o motorista pode solicitar a indenização por acidentes de trânsito pelo seu celular. Para isso, basta adicionar as informações sobre o ocorrido, tais como horário, data, local do acidente, dentre outros. Também é preciso selecionar o tipo de acidente e qual é a indenização requerida.

O aplicativo também permite enviar os documentos necessários para fazer o pedido, que vão variar de acordo com o tipo de indenização escolhida. Para isso, é preciso fotografar os boletins de ocorrência, o Boletim de Atendimento Médico Hospitalar, as notas fiscais das despesas, a solicitação médica e o receituário médico dos remédios prescritos. Com os documentos anexados, basta responder algumas questões para realizar a solicitação.

Gasosa

O gasto com gasolina é um dos principais do orçamento de qualquer família e, por isso, é necessário acompanhá-lo de perto. Com o Gasosa, aplicativo disponível para Android, fazer as contas envolvendo essa despesa fica mais fácil. O app ajuda os motoristas a decidirem melhor como abastecer o veículo, tendo uma calculadora de combustível que informa se é mais econômico abastecer com etanol ou gasolina.

Isso pode ser feito cadastrando o modelo do carro na plataforma e informando os preços atualizados da gasolina e do álcool. O cálculo leva em conta o valor de consumo por litro (km/L) do carro, mostrando quanto será gasto a cada 100 km percorridos nas duas opções. A opção mais econômica será mostrada em verde, enquanto a menos vantajosa, em vermelho.

Sinesp Cidadão

Esse é um aplicativo que reúne dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito. Com ele, o usuário pode consultar informações sobre o veículo a partir da placa dele.

Por exemplo, é possível verificar se o automóvel foi registrado como furtado ou roubado, clicando na opção “Veículos” e informando sua placa. Quem acessar o aplicativo com uma conta Gov.br também pode comunicar o roubo ou furto do veículo.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade