Branding: como fazer uma gestão de marca

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em março 9, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Para conquistar o público, grandes marcas utilizam diversas estratégias de marketing e branding, visando tornar a marca mais reconhecida no mercado e entre o público mais adequado, algo que proporciona excelentes resultados nos negócios e define uma personalidade mais clara ao empreendimento.

O que é branding?

O branding é uma estratégia de gerenciamento de marca que envolve diversas ações estratégicas que tem como objetivo tornar a marca mais presente e forte no mercado, sendo reconhecida, ganhando credibilidade, admiração e, principalmente, sendo desejada por aquilo que oferece.

Este processo deve ser feito constantemente para que os resultados em curto, médio e longo prazo possam ser notados e sejam efetivos, inclusive para o reconhecimento da empresa.

O principal objetivo desta estratégia é conquistar o público, despertando a admiração e desejos pelos valores que a marca tem, ou seja, gerar sensações e conexões que são um fator de grande relevância para que os clientes escolham a marca para consumir.

A importância do branding nos negócios

Com o surgimento de novas empresas no mercado, naturalmente aumentou-se a competitividade e necessidade de um posicionamento adequado para o seu potencial público consumidor.

Com isso as marcas precisam mostrar um diferencial que vá muito além do posicionamento e dos produtos.

Afinal, as marcas que conseguem se conectar com os consumidores por meio do seu propósito podem, por exemplo, fazer com que a percepção de preço seja melhorada e o engajamento seja ampliado a longo prazo, fidelizando os consumidores.

Ou seja, as pessoas estão em busca de marcas que se conectem com elas a partir de um propósito e, com isso, enxergam o valor real da compra.

Uma marca com propósito e personalidade tem grandes chances de gerar identificação nas pessoas com causas e histórias. 

Deste modo, a marca promove experiências incríveis e de valor dentro das vivências dos consumidores, sendo um dos fatores mais poderosos na hora de conquistar novos clientes e garantir o retorno da base mais antiga.

Benefícios do branding

A gestão de marca proporciona muitos ganhos interessantes aos negócios, sendo os principais:

  • Conexão com o consumidor;
  • Maior valor atrelado a marca;
  • Reforço da presença no imaginário do público;
  • Facilita a tomada de decisão;
  • Contribui para a jornada de compra;
  • Permite se diferenciar dos concorrentes;
  • Melhora as experiências dos clientes;
  • Proporciona mais vendas e bom faturamento;
  • Ajuda nas estratégias de marketing.

Estes e outros benefícios podem ser notados com o tempo. Sendo assim, os investimentos em branding para o seu negócio tem um papel importante para o crescimento e consolidação da marca no mercado e na preferência dos consumidores.

Como fazer branding no seu negócio?

Após conhecer o conceito e benefícios, alguns empreendedores podem ter dúvidas sobre como colocar a estratégia de branding em prática. 

Contudo, seguindo algumas etapas e dicas práticas, é possível executar esta estratégia de marketing com sucesso. Confira algumas ações a seguir:

  1. Construção da marca

Essa é uma estratégia obrigatória em todo negócio e deve ser a primeira etapa a ser realizada. 

Ao executar com organização e foco, os resultados serão positivos, pois reúne vários elementos importantes para lançar a marca no mercado, determinando a imagem, valores, logo e toda a identidade da marca para reconhecimento no mercado.

É importante pensar na identidade visual, ou seja, no logo, nas cores e tipografia, pois estes detalhes ajudam a chamar atenção dos consumidores, explicar a área de atuação e facilitar o reconhecimento em todas as plataformas e canais de comunicação, inclusive nas publicidades.

O posicionamento é outro detalhe importante. Isto posto, é necessário pensar na linguagem que será utilizada para a comunicação e os canais que podem ser utilizados para o diálogo com o cliente.

Valores, tom de voz e o conteúdo são outros pontos importantes na construção da marca e devem ser pensados considerando os interesses dos consumidores e de forma estratégica, pensando nos objetivos e em um calendário que ajude a promover a marca.

  1. PDV (Ponto de Venda)

O ponto de venda é um local no qual o público pode ter contato com os produtos e serviços das empresas. 

Este ponto pode ser colocado tanto em um espaço físico próprio como em outros estabelecimentos, mas o conceito também pode ser otimizado para o e-commerce (loja online) considerando o design e a melhor experiência do potencial cliente no ambiente, pensando nas especificidades de cada local para que as vendas ocorram.

Independentemente do espaço em que o PDV será colocado, é importante ter um cuidado com a aparência, pois este detalhe conta para gerar uma conexão com as pessoas e fazê-las observar os produtos que vão instigar a compra.

  1. Marketing de conteúdo

A oferta de conteúdo é uma das estratégias de marketing que mais favorecem o branding, porque consegue envolver o público e criar uma imagem positiva da marca, gerando autoridade e relevância. 

Assim, oferecer conteúdos de valor pode ajudar a reforçar algumas ações de marketing ambiental, institucional e social.

Os conteúdos podem ser divulgados em blogs e redes sociais em diferentes formatos, como: infográficos, e-books, podcasts, webinários, entre outros, para que atendam às preferências e interesses do público e os mantenham informados de modo a confiarem mais na marca (passando a consumir com ela).

Os profissionais de marketing utilizam o método para conquistar reconhecimento e fortalecer a imagem do negócio.

  1. Redes Sociais

As redes sociais são canais muito importantes nas estratégias de branding, pois ajudam no compartilhamento de conteúdos, divulgação de lançamentos e interação com o público, inclusive criando um novo canal de vendas. 

Ao usar as redes, as marcas podem criar publicações para reforçar a imagem da empresa e entregar conteúdo de valor que atenda as necessidades do público, também realizando contatos mais próximos.

Outras estratégias que podem ser colocadas em prática e ajudam no branding são o marketing de experiência, endomarketing (focado nos colaboradores) e marketing promocional.

Deste modo, os processos de branding são essenciais para o crescimento da marca no segmento de atuação e, principalmente, com o público, algo que proporciona ótimos resultados no faturamento, além de gerar reconhecimento e popularidade.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.