Carvão ativado: Descubra se realmente funciona

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em junho 28, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Você já ouviu falar em carvão ativado? Se nunca ouviu falar nesse termo, deve estar pensando que este é um mineral parecido com aquele utilizado para fazer aquele churrasquinho, e a resposta é sim! 

Entretanto, o carvão ativado é usado com outras finalidades. 

A sua fama vem justamente do poder que ele pode ter de ser detox, ou seja, ajudar a limpar todas as impurezas presentes no corpo devido a sua composição que possui propriedades atribuídas à sua superfície, dentre elas, a remoção de impurezas dissolvidas em solução.

Muitas vezes esse tipo de mineral acaba sendo usado até mesmo em casos de intoxicação por alimentos, drogas, medicamentos, produtos químicos e até mesmo para clareamentos dentais. 

Vale lembrar que o clareamento caseiro é muito comum para pessoas que muitas vezes não podem pagar pelo tratamento, ou até mesmo não possuem um plano odontológico empresarial que cubra o procedimento. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de carvão e quais os benefícios que ele pode oferecer para saúde do corpo como um todo, inclusive a bucal. 

O que é o carvão ativado e qual é sua funcionalidade?

O carvão ativado é um material feito de carbono extremamente poroso. Por esse motivo, ele consegue colher e absorver diversos tipos de gases e líquidos que muitas vezes são impurezas através dos seus poros. 

Por esse motivo, muitas pessoas consideram esse componente um verdadeiro produto de detox natural, uma vez que sua capacidade de absorção faz desse tipo de carvão um verdadeiro imã de impurezas e agentes químicos.

Descubra então quais são as maiores vantagens que um carvão ativado pode oferecer de modo geral: 

  • Eliminação dos gases;
  • Cuida da intoxicação;
  • Limpa impurezas da água;
  • Previne a ressaca.

Por conta desses benefícios, essa propriedade acabou sendo apropriada pela indústria, e agora as pessoas conseguem encontrar ele em pós, cápsulas, comprimidos e adicionados em receitas e formulações químicas.

Para saber mais sobre isso e dos cuidados dentais que ele pode proporcionar ou não, veja mais sobre como funciona plano odontológico empresarial.

Além disso, esse tipo de carvão também acaba sendo usado em sistemas de purificação e filtragem, como até mesmo filtros de água ou desodorizadores, já que retém substâncias impuras em sua estrutura. 

Portanto, é comum encontrar essas cápsulas que podem ser tomadas para efeitos detox no organismo. 

Do mesmo jeito é o carvão em pó, que pode ser combinado com outras substâncias e é utilizado para clareamento dental, assim como os procedimentos realizados em consultórios que são cobertos por planos odonto pme.

Realmente o carvão clareia os dentes ou é apenas um mito?

Como já mencionado anteriormente, esse tipo de carvão promete vários benefícios à saúde, inclusive o clareamento dos dentes.

Dessa forma, segundo informações de indústrias que produzem cremes dentais, muitos dos seus produtos contém o carvão ativado. 

De acordo com elas, essa substância possui a capacidade de retirar manchas dos dentes causadas por alimentos, como por exemplo: café, vinhos, chás e etc. 

Vale lembrar que assim como qualquer clareador caseiro, é possível obter eficácia e ter um sorriso mais claro e bonito, porém de forma gradativa e lenta. 

Diferente dos procedimentos em consultórios que requerem a cobertura de um plano odontológico pme, que clareiam os dentes de forma mais rápida e eficaz. 

Além disso, algumas pesquisas apontam que o uso desse tipo de carvão também traz benefícios para a diminuição de bactérias presentes na boca que acabam sendo responsáveis por diversas doenças bucais, como as cáries e até mesmo a gengivite. 

Mesmo assim, é importante ressaltar que apesar dessas pesquisas, não há nenhuma comprovação científica sobre esses dados.

Em resumo, para usar essa substância no dente é preciso ter cuidado, pois o processo de clareamento muitas vezes pode estar atrelado a ação abrasiva do carvão, que atua  removendo a camada superficial dos dentes (esmalte).

Esse desgaste, por sua vez, acaba tornando o dente mais poroso e fraco, suscetível a doenças bucais, apesar de mais branco. 

Desse modo, no final das contas, você vai acabar tendo que recorrer a tratamentos dentários e a pesquisas a respeito de como funciona o plano odontológico da empresa. 

No geral, a dica é sempre buscar a opinião de um profissional da área. Somente ele poderá te explicar sobre as variadas formas de clarear os dentes e decidir qual o tratamento mais indicado para o seu caso. 

Dessa maneira, não faça nada por conta própria e preserve a sua saúde bucal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.