Certificação de portaria onde e como conseguir uma?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em outubro 4, 2022

Costumávamos definir a imagem do porteiro como o profissional gentil e atencioso que era pego cochilando na porta ou conversando com os vizinhos na calçada de vez em quando, o que era tolerável em outros momentos.

Hoje, estamos sempre atentos aos tipos de ameaças, razão pela qual os porteiros se tornaram uma responsabilidade tão grande na manutenção da segurança de um apartamento ou prédio.

Atualmente, diversas empresas atribuem a imagem do porteiro à segurança do local, e um alto investimento na tecnologia aplicada na edificação exigirá um profissional capacitado e que saiba lidar com isso.

Podemos definir um porteiro como um profissional da linha de frente de um prédio que deve estar sempre apto a perceber qualquer sinal de risco para os moradores. Além disso, os porteiros devem ser qualificados para entender o funcionamento das tecnologias existentes na edificação, o que é fundamental para a segurança do pessoal.

Se você deseja saber mais sobre essas as funções do porteiro, continue conosco neste artigo, além das dicas que vamos lhe passar, recomendamos que procure um Curso de Agente de Portaria para aprimorar seus conhecimentos.

Vamos lá?

Padronização funcional

Atualmente, o porteiro assume uma série de tarefas com grande responsabilidade em termos de segurança. Por isso, durante o curso de porteiro, os profissionais serão treinados para cumprir as normas de segurança do dia a dia, seja no controle de tráfego humano, acesso de veículos, etc.

Através deste curso, os alunos compreenderão as normas que devem ser seguidas ao lidar com todas as situações de risco, como, por exemplo, arrombamentos, intrusões e roubos.

Se um profissional não for adequadamente treinado, ele pode errar em diversas situações, levando a uma série de consequências catastróficas que colocam em risco a saúde dele e de seus moradores.

Os profissionais devem sempre entender todas as etapas para identificar visitantes e todos os prestadores de serviços.

Todo porteiro deve entender as regras de conduta que devem ser seguidas em todos os momentos, como a necessidade de manter todas as portas sempre fechadas, estar sempre atento às atividades externas e evitar conversas desnecessárias durante os turnos.

Comunicar

A formação poderá vir também através do Curso de Controlador de Acesso, pois será a base da qualificação do porteiro. Entender sobre como receber uma mensagem e saber transmiti-la corretamente é parte essencial do dia a dia de um porteiro.

O porteiro deve ser um profissional que entenda tudo o que um visitante ou até um prestador de serviço deseja fazer, portanto, saber se comunicar é fundamental para essa profissão. Com a comunicação você poderá tornar tudo muito mais fácil. Destacamos que um porteiro bem treinado será um profissional altamente capaz de entregar a mensagem corretamente.

Auto-apresentação

Uma apresentação pessoal é essencial e deve ser sempre seguida durante a qualificação de porteiro. O Curso de Agente da Portaria reforçará diversas questões básicas de higiene pessoal, uso e cuidados com uniformes, uso de adereços, uso de barba, bigode e cavanhaque.

Todo porteiro deve compreender que ele deve ter uma boa apresentação pessoal, pois será muito importante ter um enorme impacto positivo na imagem da empresa ou apartamento.

Tecnologia

A tecnologia tende a ser uma importante aliada para os porteiros, pois foca na segurança de apartamentos e prédios. E desenvolvido tende a ser de forma totalmente gradativa, aperfeiçoando assim todos os inúmeros itens de segurança dentro das edificações.

Os sistemas de vigilância de imagens incluirão câmeras e gravadores, alarme, sensores de presença e outros dispositivos que precisam ser capazes de operar e entender como o equipamento funciona.

Todo profissional de portaria despreparado não saberá como trabalhar com esses sistemas de vigilância e segurança. Se os profissionais não estiverem preparados, podem não compreender como ativá-los e utilizá-los dentro da segurança local, tornando ineficazes todos os investimentos em tecnologia e, pior, a favor de operações criminosas.

Todo porteiro deve compreender sobre todos os requisitos básicos da informática. Pois, ele deverá operar todos os sistemas de segurança eletrônica e os softwares de controle de acesso.

Destacamos que o porteiro deverá saber pelo menos sobre como operar um mouse ou usar um teclado.

Currículo profissional

Atualmente, o porteiro senhorzinho, simpático e prestativo como vimos no início do artigo poderá continuar a ter um grande lugar dentro do mercado de trabalho, desde que ele reúna todas as características que o mercado procura, como, por exemplo, a capacidade de se comunicar verbalmente para absorver todas as informações e responder a situações reagem.

Todas essas qualidades são adquiridas por um profissional bem treinado e deve ser treinado independentemente do nível de experiência do profissional.

Qualificação

Atualmente, dentro do mercado de trabalho, haverá diversos bons profissionais, que são extremamente experientes, que terão todas as possíveis características para seguir a carreira de porteiro.

Além disso, diversas empresas estão comprometidas em oferecer Cursos de Agente de Portaria com o objetivo de atualizar os profissionais, projetados para manter todos os profissionais atualizados com a mais recente tecnologia disponível.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade