Como bronzear a pele de forma saudável

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 15, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Uso do protetor solar é indispensável, seja qual for o seu tom de pele

Tomar banho de sol é uma recomendação cada vez mais comum entre os médicos, já que a exposição aos raios solares induz no nosso organismo a produção de vitamina D, hormônio que atua em diversos aspectos da nossa saúde, afetando os ossos, o humor, a imunidade e até o sono.

Além disso, um desejo de muita gente que se expõe ao sol é, na verdade, conseguir um bom bronzeado. A clássica marquinha de biquíni é uma marca registrada aqui no Brasil. Mas você sabe como conseguir se bronzear de forma saudável? O uso de autobronzeadores é liberado? Existem comidas que ajudam no bronze perfeito?

Para sanar essas e outras dúvidas, selecionamos tudo o que você precisa saber para se bronzear sem expôr a sua pele e o seu organismo a riscos, como insolação e câncer de pele. Lembrando que o uso do protetor solar é indispensável, independentemente da sua tonalidade de pele.

Bronzear é diferente de queimar

O erro mais comum de quem deseja ter aquele bronze forte de imediato é expor a pele ao sol por longos períodos e, pior, sem nenhuma proteção. Por isso, o primeiro ponto que você precisa entender é que se bronzear é diferente de queimar (ou, popularmente, torrar ao sol).

Bronzear significa escurecer a pele e deve ser um hábito feito de modo gradual. Quando você ultrapassa o tempo adequado de exposição ao sol, se expõe em horários inadequados ou não usa nenhum tipo de proteção, a pele tende a ficar avermelhada, como se você tivesse se queimado.

O bronzeamento saudável ocorre por meio da exposição solar de modo inteligente e seguro. Isso significa tomar banhos de sol em horários em que a radiação é menor (antes das 10h e depois das 16h), sem se esquecer de aplicar o protetor solar. Com os cuidados listados a seguir, seu bronze estará garantido.

Aplique (e reaplique) protetor solar

O protetor solar é um item de uso obrigatório e diário, principalmente para quem está buscando um bronze natural. Esse produto deve ser usado por todas as pessoas, independente da tonalidade da pele. Dizer isso é importante, pois tem quem ache que, por ser mais escuro, não precisa usar protetor.

O fator de proteção solar (FPS) de número 30 é o básico, mas, para os tons de pele mais claros, o ideal é investir em graduações mais elevadas. A medida para rosto e pescoço é de 1 colher de chá. No corpo, o produto deve ser espalhado uniformemente e reaplicado a cada duas horas ou imediatamente após banhos de piscina, ducha ou mar.

Consuma alimentos ricos em betacarotenos

Provavelmente você já deve ter ouvido falar de receitas à base de cenoura e beterraba para ajudar a pegar aquele bronze. E elas têm, sim, um fundo de verdade, já que esses alimentos possuem vitamina E e, principalmente, betacarotenos que ajudam na produção de melanina — pigmento que dá cor à pele.

Então, vale a pena aumentar o consumo de vegetais como os já citados, além do consumo de manga, mamão, laranja, abacate, couve, espinafre, abóbora e brócolis. Uma receita simples e deliciosa é bater no liquidificador um suco de laranja, cenoura e beterraba.

Use autobronzeadores

Uma opção para dar um up no bronzeado de modo mais rápido e sem agredir tanto a pele é usando autobronzeadores. A cor usada deve ser compatível com o seu tom de pele para não dar aquele aspecto artificial.

Ao usar um autobronzeador em casa, lembre-se de preparar a pele fazendo uma esfoliação antes. O efeito será ainda melhor. Porém, mesmo quando usar esse tipo de produto, não abra mão do protetor solar.

Hidratação e esfoliação em dia

Existem cuidados indispensáveis no dia a dia e que, muitas vezes, precisam ser incluídos na nossa rotina. Se você não faz isso, aproveite para fazer e, consequentemente, melhorar o seu bronze e a sua pele!

Beba, pelo menos, 2 litros de água ao longo do dia e lembre-se de hidratar a pele após os banhos. Quando for se bronzear, a esfoliação deve ser feita com uma semana de antecedência para limpar os poros e remover sujidades.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.