Como criar o efeito “espelho de shopping” em casa

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em novembro 24, 2022

Tamanho e posicionamento da peça faz toda a diferença para garantir esse efeito tipicamente instagramável

Já faz um bom tempo que os espelhos deixaram de ser um objeto exclusivo de ambientes como lavabos e banheiros, para tornarem-se itens de decoração em diferentes espaços de uma casa ou apartamento.

O melhor de tudo é que existe uma variedade impressionante de modelos e formatos que podem ser colocados da sala de jantar até o hall de entrada. O uso de espelhos decorativos é, inclusive, uma tendência que não deve sair de moda.

Agora, se você está buscando um efeito de “espelho de shopping” no seu lar, você veio ao lugar certo. Hoje vamos ensinar como usar essas peças, garantir mais amplitude e luminosidade ao ambiente, e, é claro, adquirir um espelho adequado para poder tirar suas fotos.

Vantagens de usar espelho na decoração

É interessante notar que a presença de espelhos na decoração traz uma nova cara a todo e qualquer ambiente. Por ser uma peça reflexiva, o espelho consegue iluminar de forma mais natural o espaço – o que depende também do seu posicionamento em cada cômodo da casa.

Para quem busca uma maior amplitude espacial, especialmente em imóveis ou cômodos de dimensões reduzidas, os espelhos também surgem como acessório de grande ajuda. Isso porque, ao refletir a imagem, eles dão uma sensação de maior amplitude no ambiente, principalmente quando os modelos de espelho são maiores.

Em uma sala de jantar, por exemplo, o espelho pode recobrir toda ou a maior parte de uma parede, dando um refinamento único ao cômodo e, ao mesmo tempo, garantindo uma sensação de maior amplitude e uma iluminação maior do espaço em questão.

Isso sem falar do quesito decorativo propriamente dito, já que, por si só, o espelho também desempenha essa função. Pode ser no hall de entrada, no quarto, na já mencionada sala de jantar, em uma parede de corredor e até mesmo próximo à varanda. Tudo vai depender do estilo e do gosto do morador.

Como usar espelhos em casa

Agora, para usar espelhos nesses diferentes locais, é preciso considerar alguns pontos importantes. O principal deles é o que ele vai refletir. Não adianta sair por aí pendurando espelho para todos os lados sem considerar esse aspecto tão elementar que é a reflexão da imagem.

Imagine que você vai colocar um espelho no quarto, com objetivo de observar se está bem-vestido e, eventualmente, para tirar alguma fotografia. Caso ele fique virado para a cama ou para o guarda-roupa, o espelho vai refletir tudo o que ali houver, inclusive eventuais bagunças – algo que não é interessante ser revelado.

Portanto, antes de posicionar definitivamente o seu espelho, observe o que ele reflete. Outra recomendação é tentar aproveitar o reflexo da luz natural nos espelhos. Posicioná-lo virado para janelas pode ser uma ótima ideia para dar um novo astral no ambiente.

Criando o efeito “espelho de shopping” em casa

Em se tratando do famoso efeito “espelho de shopping”, é preciso considerar que o diferencial da peça deverá ser o seu tamanho. Quanto maior for o espelho, mais próximo ele estará de um modelo típico desses centros comerciais, pois conseguirá refletir todo o espaço e, é claro, a sua silhueta.

Pensando no que foi dito no bloco anterior, é preciso considerar também o local onde esse espelho deverá ser posicionado para não cair no erro de refletir aquilo que não é tão bonito ou mesmo que não faria sentido algum caso saísse em uma foto, por exemplo.

Uma dica é fazer a aplicação de um espelho com dimensões semelhantes ou bem próximas às de uma parede inteiriça – preferencialmente em ambientes como a sala de jantar ou de estar, no corredor ou no hall de entrada. Dessa forma, você garante um melhor uso do espelho e, é claro, consegue os melhores cliques.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade