Como montar e decorar uma cozinha corredor

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 15, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Organização e planejamento é fundamental para o melhor aproveitamento do espaço

A cozinha é um dos principais cômodos da casa, porém, como os projetos residenciais estão cada vez menores, a cozinha corredor, também conhecida como cozinha linear, tem marcado presença em muitos lares.

Devido à configuração estreita, muita gente tem dificuldade de decorar e aproveitar melhor o espaço – o que é fundamental para manter tudo no lugar. No entanto, seguindo as dicas certas e escolhendo itens de decoração apropriados, é possível ter uma cozinha corredor aconchegante e agradável.

Pensando nisso, neste artigo, reunimos sugestões para inspirar você no processo de montagem, decoração e organização da sua cozinha linear.

Dicas para montar sua cozinha corredor

De certa forma, a cozinha também é um ambiente de trabalho, certo? Por esse motivo, é importante que ela esteja sempre muito bem organizada, tornando a rotina de cozinhar mais prazerosa.  

Em cozinhas pequenas e estreitas isso pode parecer um pouco complicado. No entanto, se você medir cada cantinho e planejar com cuidado onde vai instalar cada móvel, é totalmente possível de organizar.

Confira abaixo dicas de montagem, decoração e organização da cozinha linear.

Posição dos eletrodomésticos

Normalmente, a cozinha possui uma disposição em forma de triângulo (geladeira, pia, fogão ou forno e cooktop). Entretanto, em uma cozinha corredor, nem sempre esse padrão pode ser seguido.

Ainda assim, é importante que a cozinha seja alinhada com a geladeira e o fogão ou cooktop – um de cada lado da pia. Dessa forma, os elementos frios ficam separados dos elementos quentes.

Vale a pena ressaltar que existe uma questão muito importante que deve ser analisada antes de decidir onde acomodar os eletrodomésticos: saber onde estão localizados os pontos hidráulicos e elétricos da cozinha corredor. 

Afinal, no fim das contas, são esses pontos que pré-determinam onde cada um dos aparelhos será posicionado.

Cores 

Saber qual cor usar é uma das dúvidas de decoração mais recorrentes relacionadas à cozinha linear. Embora não exista uma regra, para ambientes menores a dica padrão é utilizar cores claras e neutras, a fim de criar uma sensação de amplitude.

Entretanto, não é preciso que a cozinha corredor seja totalmente branca. Na verdade, o ideal é que o ambiente tenha outros pontos de cor, transformando o corredor em um espaço mais aconchegante e harmonioso.

Para quem é fã de um estilo mais contemporâneo, além das cores neutras nos revestimentos e nos armários, pode ser interessante investir em aparelhos inox, como geladeiras, micro-ondas e cooktop.

Além disso, adicionar esse mesmo acabamento ao armário de cozinha com balcão traz um ar sofisticado e moderno para sua cozinha linear.

Iluminação 

Assim como as cores, a iluminação também é muito importante na cozinha corredor, pois ela valoriza o ambiente e passa a sensação de que o espaço é mais amplo do que de fato é.

Por esse motivo, faça o possível para valorizar ao máximo a iluminação natural em cozinhas compactas, seja facilitando a passagem de luz nas janelas e nas portas ou mantendo as cortinas de outros cômodos abertas durante o dia. 

Além disso, também é importante investir em pontos de luz artificial, distribuindo-os em áreas estratégicas da sua cozinha corredor.

Espaço vertical

O espaço da cozinha corredor é reduzido, por isso é muito importante saber como usar melhor o ambiente a fim de manter não só uma decoração elegante, mas também um ambiente mais organizado.

As paredes exercem um papel muito importante nesse modelo de cozinha. Portanto, além de investir em um armário aéreo para economizar espaço, também pode ser interessante utilizar nichos e prateleiras, que podem ser fixadas no próprio armário.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.