Como planejar uma viagem para a praia?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 13, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Se você está preparando a sua próxima viagem para o litoral, confira algumas dicas simples para te ajudar nesse processo

A temperatura sobe e é fácil se imaginar relaxando em uma bela praia, tomando um bom banho de mar e caminhando ou praticando algum esporte na areia. Além de conhecer lugares belíssimos, viajar para a praia é mais fácil, pois exige roupas bastante leves — diferentemente de lugares em que se curte o frio, como montanhas e serras.

Muita gente pode ficar em dúvida na hora de organizar uma viagem para uma área litorânea. O primeiro passo é definir o período da viagem e escolher o lugar, e, em seguida, escolher um belo hotel em frente ao mar

Para planejar qualquer viagem, você precisa saber qual é o valor máximo que poderá gastar com tudo — desde passagens, hospedagem, alimentação, passeios etc. Isso vai influenciar todas as suas escolhas e o que você vai priorizar fazer. Confira a seguir mais detalhes para organizar a sua próxima viagem para a praia!

Data e destino

O primeiro passo é definir em que período do ano você vai viajar e o destino escolhido. Isso é fundamental, pois impacta diretamente em todo o processo restante e no valor total que você vai precisar investir para viajar.

Altas temporadas são mais caras e cheias de turistas, por isso, se você deseja curtir o calor sem precisar disputar espaço na areia e nos restaurantes, que tal viajar durante a primavera? Essa é uma época ótima, pois ainda é possível curtir o calor, mas não costuma ser cheio como no verão. 

Mas vale lembrar: pesquise com antecedência sobre qual é a melhor época do ano para visitar o lugar desejado. No caso dos Lençóis Maranhenses, por exemplo, apesar de ser possível tomar um bom banho de lagoa que se forma entre as dunas, o verão não é o momento mais indicado, mas, sim, entre abril até setembro, quando as lagoas estão cheias.

Hospedagem

Uma vez que você escolheu a época do ano e o destino da viagem, o próximo passo é garantir uma boa hospedagem. O que cada viajante considera uma boa hospedagem pode variar dependendo do estilo e do objetivo da viagem, mas alguns aspectos são essenciais para vários estilos de turistas.

O primeiro deles é o conforto: viajar exige energia e é comum voltar exausto após um dia de passeio. Por isso, verifique as avaliações dos estabelecimentos que você está procurando — quando possível, visite pessoalmente para conferir o tamanho do quarto, a qualidade do colchão e do chuveiro, se há possibilidade de almoçar/jantar ou preparar as próprias refeições no local.

Por fim, é essencial buscar hospedagens com boa localização. Afinal, ninguém vai querer gastar horas se deslocando para acessar os principais lugares turísticos do destino escolhido. 

Para cada passeio, verifique se é necessário agendar visita previamente e quais são as alternativas para chegar até os locais de forma simples e rápida. Outra boa dica é buscar hospedagens situadas em regiões com bastante comércio (mercado, lojas, farmácias, bancos) e infraestrutura. 

Reserve passeios com antecedência

Visitar praias e ilhas paradisíacas pode requerer a reserva de passeios com antecedência — especialmente se você vai viajar na alta temporada. Lugares como Fernando de Noronha, Rio de Janeiro e Salvador oferecem inúmeros passeios que precisam ser agendados antes. 

É importante fazer isso com antecedência por duas razões. A primeira é que, se não fizer isso, você corre o risco de chegar lá e não ter mais vaga. Além disso, é possível que deixar para comprar em cima da hora te faça pagar bem mais caro em um passeio em comparação aos viajantes que compraram antes. 

Por isso, assim que definir a hospedagem, verifique se ela oferece descontos em alguma agência de passeios e confirme quais atividades necessitam de acompanhamento obrigatório de guias turísticos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.