Conheça 5 ferramentas para facilitar a rotina da sua equipe

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em fevereiro 25, 2022

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Para que sua marca cresça e, como consequência, se consolide em um mercado extremamente competitivo, é importante valorizar toda a experiência do cliente que fizer contato com sua empresa.

Isso significa, que todo o processo de compra deve ser trabalhado para que as expectativas finais do consumidor sejam atendidas.

Essa prioridade não se trata só em relação ao produto final, mas sim todo o percurso, que incluiu desde o conhecimento da marca através das ações de marketing, passando pelo atendimento durante o processo, incluindo o pós-venda.

Para isso, existem ferramentas como os sistemas de crm gratuitos, das quais estão disponíveis no mercado que trazem inúmeras vantagens para que sua equipe consiga elaborar melhores estratégias, pensando na abordagem ao cliente.

Esse tipo de ferramenta, tem como objetivo organizar e registrar todos os pontos de contato que cliente tem com a empresa desde a primeira interação realizada, seja pessoalmente ou através de outros canais.

As interações podem ser através de ligações e, principalmente hoje em dia, nas plataformas online que sua empresa possua.

Sendo assim, o uso do crm faz toda a diferença para que sua equipe tenha o entendimento necessário para desenvolver estratégias de marketing ou de abordagem, que atendam as expectativas do seu público-alvo.

Contudo, para que isso ocorra da melhor forma possível, é importante que sua equipe esteja engajada com os objetivos da empresa e trabalhe em sintonia, para que os planos sejam melhores executados e assim os resultados obtidos sejam otimizados.

Como estimular o trabalho em equipe

Quais dicas adotar para que seus colaboradores criem práticas em conjunto, tendo compreensão sobre todas as etapas a serem desenvolvidas durante o processo de venda, gerenciando o estabelecendo o melhor controle de leads?

Algumas dos métodos a serem colocados em prática, visando o melhor desempenho das equipes são:

  • Valorizar cada funcionário e entender seus anseios;
  • Apostar na cultura do feedback;
  • Compartilhar quais as metas e objetivos da empresa;
  • Elaborar tarefas interessantes;
  • Estimular o espírito de equipe;
  • Estimular a confiança entre os membros;
  • Criar programas de incentivo;
  • Investir na comunicação;
  • Incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional;
  • Ofereça boas ferramentas de trabalho.

Todas estas dicas aplicadas no cotidiano de sua empresa, com certeza farão com que os colaboradores se sintam mais valorizados e assim se tornem mais efetivos nas suas funções.

Softwares mais indicados para empreendimentos

O mercado disponibiliza ainda softwares de gestão que são importantes para aprimorar a rotina organizacional da empresa.

Vamos conhecer alguns deles:

  1. 5W2H

Ferramenta desenvolvida para auxiliar gestores a terem maior compreensão dos projetos e tarefas que estão sendo desempenhadas pelos colaboradores.

Funciona em formato de check-list, com um conjunto de 7 perguntas, como “Qual é a ação a ser executada?”, “Por que é preciso realizar o projeto?”, entre outras, que quando respondidas permitem ao gestor ter uma visão ampla do trabalho de suas equipes.

Isso permite que novas estratégias sejam abordadas, visando melhorar o desempenho dos colaboradores.

  1. Análise SWOT/FOFA

Software que possibilita que o gestor identifique aspectos como a força e as fraquezas dentro da própria empresa, assim como identificar perspectivas externas como oportunidades e ameaças.

Todas as informações obtidas em quaisquer circunstâncias, quando se trata da comunicação dos colaboradores com os clientes, devem ser incluídas também no crm plano.

  1. PDCA

Esta ferramenta possui este nome por ser uma sigla para as iniciais de, em inglês: Plan (planejar), Do (fazer/executar), Check (verificar) e Act (agir).

Estas ações, quando adotadas e elaboradas da melhor forma, buscam atingir uma melhoria contínua nos processos da empresa, visando assim aumentar os lucros e diminuir os gastos.

Além de ser importante para ações que visem otimizar o desempenho dos colaboradores, também torna-se eficiente ferramenta para elaborar estratégias que visem manter o foco na satisfação dos clientes.

Vale a pena buscar por crm preço e alinhar as ferramentas citadas acima, que são desenvolvidas para melhor gestão de equipe, com os softwares de gestão dos clientes, para que toda a equipe possa estar em sintonia com os objetivos a serem alcançados.

É fato que lidar com pessoas e gerir projetos requer do gestor bastante conhecimento a respeito das relações interpessoais.

Tenha em mente que um time que compreende e se engaja nos planos da empresa, é uma equipe que tende a obter os melhores resultados.

  1. ERP

ERP é uma sigla original da expressão inglesa “Enterprise Resource Planning”, ou, em português, “Planejamento de Recursos da Empresa”. Essa ferramenta é um software para auxiliar na gestão em sua totalidade.

Um software de ERP centraliza informações de diversos setores da mesma empresa, assim tornando a comunicação e geração de relatórios ainda mais simples, facilitando o fluxo de trabalho de diferentes áreas.

  1. BI

Não tanto um software, BI é o termo para Business Intelligence (Inteligência de Negócios) é uma série de estratégias, pensadas especificamente com o intuito de tornar a tomada de decisões mais precisa.

Essa técnica leva em consideração dados concretos, levantados através do ERP, por exemplo, assim gerando soluções com maiores chances de sucesso.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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