Corrida em trilhas: saiba como começar essa prática

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 4, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Praticantes iniciantes devem se equipar adequadamente e estudar o terreno da trilha que pretendem correr

Cada vez mais pessoas têm demonstrado interesse em praticar corrida em trilhas. Além de ser uma forma de exercitar o corpo, esta atividade tem atraído muitos interessados por proporcionar a chance de deixar os problemas de lado, ter mais contato com a natureza e conhecer — e se deslumbrar — lugares incríveis.

Entretanto, além dos equipamentos esportivos necessários para realizar essa atividade com conforto e segurança, os iniciantes também precisam saber algumas dicas valiosas para aproveitar melhor esta prática. Conheça mais sobre elas abaixo.

Providencie o equipamento adequado

O primeiro conselho para quem planeja iniciar essa prática é adquirir todo o equipamento necessário para fazer uma trilha com segurança. O primeiro desses itens é o tênis, que deve ser adequado para esse exercício. O modelo escolhido, além de ser confortável e oferecer equilíbrio, deve amortecer as passadas, ter aderência para pisar em terrenos instáveis, como pedras, e proteger os pés contra raízes.

Já quanto ao resto do vestuário, isso dependerá do clima e do terreno que encontrará na sua trilha. Uma das principais recomendações é usar vestimentas à prova de vento, tanto camisas de manga longa quanto calças, mesmo que o dia esteja claro e ensolarado.

Também é indicado utilizar roupas que absorvem o suor e manterão o corpo mais seco. Agora, se a previsão é de chuva, é indispensável o uso de calça e casacos impermeáveis, que protegerão das intempéries e também do frio.

Conheça as dicas de segurança

Ao realizar a trilha, é importante que o atleta tenha em mente alguns pontos que são fundamentais para manter a sua segurança e integridade. Um deles é quanto a hidratação, já que a garrafa de água ou mochila de hidratação deve estar bem abastecida, mantendo o corpo hidratado durante todo o percurso.

É importante sempre consultar a previsão climática antes de começar a trilha. Com o uso do equipamento, é até possível contornar pequenas mudanças climáticas, mas caso o clima mude abruptamente, é aconselhável voltar para casa e evitar apertar o passo.

Estude a trilha que irá percorrer

Antes de começar a prática, o corredor deve dedicar um tempo para estudar e conhecer a trilha que pretende fazer. Dessa forma, ele pode planejar qual percurso irá fazer, entender qual a elevação e vegetação que encontrará no trajeto e até mesmo marcar os pontos de referência que pretende chegar para marcar o seu progresso.

Por isso, também é interessante que o praticante leve consigo um smartphone com dados e mapas sobre a trilha — por via das dúvidas, ele também deve levar um carregador portátil. Outra alternativa é por na mochila o bom e velho mapa, evitando assim ficar perdido durante o trajeto.

Respeite o próprio ritmo

Os praticantes iniciantes precisam entender que fazer uma trilha é uma tarefa árdua e exaustiva, principalmente para quem está começando. Portanto, é fundamental aprender a respeitar o próprio ritmo, diminuindo a velocidade quando estiver cansado ou encontrar um terreno mais difícil de ser percorrido.

Aqui, é importante ter em mente que fazer trilha não se trata de correr rápido ou fazer em menor tempo. O corredor deve encarar a trilha como uma forma de lazer, sem cobranças e como uma forma de aproveitar melhor o momento e a oportunidade de conectar com a natureza.

Encontre um grupo de corrida

Para incentivar o começo da atividade, uma boa dica é procurar por um grupo de corrida de trilha na região em que mora. Com o auxílio de outros corredores mais experientes, o atleta novato terá mais segurança ao longo do trajeto, recebendo instruções do que fazer e tendo um apoio imediato em caso de dúvidas.

Isso sem contar que a atividade pode ser bem mais divertida e menos frustrante caso seja feita ao lado de outras pessoas para dividir essa experiência. No entanto, caso a pessoa opte por correr sozinho, é importante que ela avise ao menos para um amigo qual será o percurso que irá percorrer, ou utilize um aplicativo de corrida social para que outros corredores possam saber a localização dela.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.