Cursos online gratuitos têm certificação?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em julho 30, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

As medidas de distanciamento social trouxeram novos horizontes no ensino a distância. De fato, muitas das principais universidades do mundo anunciaram que só retomariam as aulas presenciais entre 2021 e 2022. Além disso, diversas universidades ofereceram durante a pandemia Cursos Online Gratuitos aos seus alunos. Porém, os certificados de cursos online são realmente tem reconhecidos dentro do mercado de trabalho?

A resposta mais simples é: depende. Por exemplo, ter um certificado de mestrado online em Stanford não será suficiente para garantir um emprego cobiçado. Ao mesmo tempo, porém, um certificado de um Cursos Online Grátis, mesmo que de uma instituição menos conhecida, pode ser um importante diferencial para garantir essas vagas.

Certificados de cursos online dentro do mercado de trabalho atual

A pandemia do COVID-19 realmente mudou a maneira como as empresas veem os certificados de cursos online, de acordo com Maikel Jandrei, diretor do Certificado Cursos Online.

Anteriormente, as pessoas tinham uma visão mais ‘antiga’ do treinamento online para recrutadores. Isso mudou recentemente, mas tende a mudar completamente nos próximos meses. Isso não deve mudar as coisas agora, se uma mudança gradual.

Essa mudança inclui reconhecer que o valor de um curso não está apenas em seu formato, mas estará em sua relevância para os profissionais. Na visão do diretor, o que importa é “se o conteúdo do curso está alinhado com a lacuna do profissional e de seus objetivos dentro da carreira.

Áreas distintas e universidades de renome

O mesmo vale para quem pensa que fazer um curso online em Harvard abrirá diversas portas dentro do mercado de trabalho. Os certificados dentro do currículo de um profissional, será a primeira impressão que o recrutador verá, mas depois, aos olhos do recrutador, na entrevista, ele compreenderá que o curso está relacionado à trajetória do profissional.

E, dependendo de qual for a área de atuação do profissional, esse tipo de certificação pode acabar com mais ou menos peso. Dentro do setor de tecnologia, diversas empresas não possuem requisitos rigorosos de educação formal para determinados cargos. Nesses casos, um certificado de curso online é muito valioso para demonstrar a capacidade técnica de um profissional.

Mas, de acordo com Maikel, uma diferença importante em todas as áreas é o inglês. Um certificado de um curso online vai provar que o profissional tem domínio do idioma, pois dentro do mercado isso é altamente valioso.

Isso porque, curiosamente, o idioma continua sendo um déficit para muitos profissionais, mesmo em níveis mais altos, segundo os recrutadores.

E se eu tiver que pagar?

Dentro do mercado se encontram diversos Cursos Online Gratuitos. Mas se um aluno quiser obter um certificado após a conclusão do curso, ele deverá efetuar um pagamento. Nesses casos, como calcular se vale a pena?

Podemos destacar que você deverá considerar a sua trajetória profissional e o quanto essa credencial é importante para chegar onde você quer chegar. “Você faz um curso não só para obter um certificado, mas para atingir seus objetivos de carreira. Se o curso não fala sobre isso, não vale a pena.

De Mestrados Online a Ph.D.

Outra pergunta é para estudantes que desejam fazer uma pós-graduação ou um programa on-line para uma carreira. Nesse caso, uma graduação ou mestrado online é aceito para ingresso em um programa de pós-graduação?

Segundo diversos professores, isso não fará uma grande diferença. Cada universidade e programa tem suas próprias regras e regulamentos. Ou seja, cada programa precisa ser verificado especificamente.

No entanto, alguns fatores são comuns. Um mestre sempre será um mestre, seja ele presencial, a distância ou profissional. Dá ao titular o título de mestre ou mestre.

Portanto, se o requisito para um candidato ingressar no doutorado é apenas que o candidato tenha conquistado o título de mestrado, o fato dele já ser um mestrado de forma online não fará nenhuma diferença.

Furando fila

No entanto, para aqueles que desejam fazer um doutorado, isso nem sempre é um requisito para o mestrado. Em muitos casos, pode ser direto da graduação ao doutorado. Normalmente, quando se faz o exame de doutorado, é recomendado mostrar o título de mestre no ato da admissão.

Em poucas palavras: os certificados de cursos online realmente valem a pena?

De um modo geral, sempre quando você for escolher uma modalidade de ensino, o fator mais importante na hora de escolher um determinado programa online focado dentro do mercado de trabalho ou na carreira acadêmica será o seu planejamento. Se o curso não faz sentido dentro da sua trajetória profissional que você está considerando, então o curso em si tem pouca relevância.

Portanto, antes de decidir por um curso, é importante refletir e se autoconscientizar para considerar se ele o ajudará a alcançar seus objetivos de carreira.

Em caso afirmativo, considere o que você espera realizar em seu futuro trabalho e quais são as habilidades que você precisa desenvolver para fazê-lo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.