Entenda a prática de presentear familiares com um imóvel

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em março 10, 2023

Adquirir o imóvel próprio é o objetivo de uma parcela considerável da população brasileira. Muitas famílias permanecem no aluguel durante anos até conseguirem comprar um apartamento ou casa própria.

Para além dessas dificuldades, o mercado imobiliário tem experimentado um novo fenômeno, associado à aquisição de imóveis para presentear familiares. 

Isso tem acontecido especialmente com uma parcela da população formada por jovens bem-sucedidos que se encontram em uma posição que lhes permite presentear os pais e avós com o tão sonhado imóvel próprio.

Comprando um imóvel para presentear

Naturalmente, esse movimento não contempla a grande massa da população. Porém, representa um grupo considerável de pessoas que hoje têm a possibilidade de adquirir imóveis com mais facilidade.

Independentemente da maneira como será operacionalizada a aquisição do imóvel, é indispensável estar atento a alguns cuidados e boas práticas que incluem desde a análise dos documentos até a visita e vistoria do local.

Se você planeja comprar um imóvel para presentear, não abra mão de uma boa pesquisa de mercado, da  verificação de regularidade do imóvel e da adoção de todas as medidas necessárias para a transferência de propriedade. 

Os cuidados que devem ser tomados na compra de um imóvel

Quem vai comprar um imóvel para presentear os pais ou outro familiar deve começar a busca avaliando as opções disponíveis. 

Se a ideia é escolher um presente, dê preferência para imóveis com características que atendam às necessidades de quem o receberá. Não adianta comprar um apartamento se o sonho dos seus pais é morar em uma casa com um gramado.

Somado a isso, aspectos como localização, tamanho, estrutura, qualidade das instalações elétricas e hidráulicas devem ser levados em consideração.

Ao comprar um imóvel usado, você não pode abrir mão da realização de uma vistoria que permita avaliar o estado de conservação do local. Por outro lado, na compra de imóveis novos, essa análise é mais simples.

Além dos aspectos práticos, é indispensável verificar a regularidade da documentação. Para que a transferência de titularidade seja possível, o imóvel deve estar livre de qualquer tipo de ônus, como hipotecas e outros tipos de restrições. Confira um check-list com os principais pontos que devem ser avaliados:

  • regularidade da matrícula do imóvel;
  • regularidade do pagamento do Imposto de Propriedade Territorial Urbano (IPTU);
  • verificação da existência de débitos junto ao condomínio;
  • certidões de negativas em nome do proprietário;
  • verificação da estrutura do imóvel — fechaduras, janelas, pinturas, parte hidráulica, parte elétrica, torneiras, pias, portas, vidros, ralos, pisos, interruptores, acabamentos, entre outros; 
  • análise completa para verificação de rachaduras nas paredes e tetos, bem como, a existência de eventuais vazamentos;
  • incidência solar — o imóvel voltado para o norte tem maior incidência solar;
  • localização — vizinhança, imóveis do entorno e região, bem como opções de acesso a serviços essenciais como mercados, farmácias e outros; e,
  • potencial de valorização do imóvel.

A importância do suporte especializado 

É comum ter dúvidas na hora de negociar e adquirir um imóvel, daí a importância do suporte de profissionais especializados.

Os corretores de imóveis têm experiência na área e o conhecimento necessário para orientar com relação ao mercado imobiliário e melhores oportunidades.

Além disso, o suporte jurídico é indispensável ao longo do processo de avaliação dos documentos do imóvel, elaboração da escritura de compra e venda e registo da escritura na matrícula. 

Esses profissionais trarão a segurança necessária para que você faça um bom negócio e não entregue um presente que acabe se tornando um problema no futuro. 

Por fim, para acertar na escolha do imóvel, considere os interesses e as necessidades de quem vai viver no local. Além da localização (que é um ponto-chave), avalie o momento de vida, os interesses e o quanto essa nova moradia vai tornar a vida dessa pessoa mais prática e tranquila.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade