Entenda quais são os fatores que valorizam um imóvel

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 4, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Saiba o que considerar na hora de escolher um imóvel para investir 

Investir em imóveis é uma das melhores alternativas para diversificar a carteira de investimentos. No entanto, antes de fazer a compra de imóveis, é preciso entender quais são os fatores que podem valorizar um imóvel. Esse é o caminho para conseguir ganhar dinheiro no segmento imobiliário. 

E até mesmo se o objetivo for comprar uma nova casa ou apartamento para morar por muitos anos, considerar os fatores de valorização é essencial para o futuro. Assim, será possível garantir que você fez um bom negócio no presente, abrindo a possibilidade de fazer negócios no futuro. 

Quais são os principais fatores da valorização de imóveis? 

Existem diversos fatores que devem ser considerados na hora de comprar imóveis. Garantir que o imóvel está valorizado ou tende a se valorizar é muito importante para fazer um investimento assertivo. Confira os principais fatores que influenciam na valorização de um imóvel:

Localização 

A localização é um fator importantíssimo para a valorização. Um imóvel bem localizado geralmente se encontra em regiões com bastante comércio, hospitais, escolas, lazer e acesso a diversos meios de transporte.

Além disso, é importante considerar o desenvolvimento da região do imóvel ao longo dos anos. Se há uma expectativa de investimentos comerciais e de infraestrutura no bairro do imóvel em curso ou para os próximos anos, a residência tem uma forte tendência de valorização. 

Por isso, busque informações sobre a localização do imóvel. Uma dica é verificar o IGPI (Índice Geral de Preços Imobiliários) e o índice FipeZap, que medem o preço de compra e venda de imóveis em diversas regiões do país. 

Metragem do imóvel e valor do m² da região 

A metragem do imóvel também é fundamental para o seu valor de venda e de locação. Em tese, quanto maior for a residência, maior será o preço. Aqui é importante ficar por dentro do valor do metro quadrado na região. 

Todas as cidades possuem regiões mais e menos caras, de acordo com o bairro e com outros fatores que influenciam a valorização. O índice FipeZap é uma das ferramentas que podem ser usadas para avaliar o valor médio por metro quadrado da região onde seu imóvel está localizado. 

Segurança 

Com alto índice de violência em muitas cidades brasileiras, a segurança é um fator muito importante para a valorização de um imóvel. Um estudo do ZAP Imóveis aponta que a segurança é o 2° principal fator que influencia no preço final de venda ou de locação de uma residência. 

Além de acompanhar os índices de violência e de criminalidade do bairro, investidores também costumam dar preferência a imóveis com sistema interno de segurança, com câmeras, chaves eletrônicas, portão de abertura rápida, entre outros. 

Esses fatores podem aumentar o nível de segurança de um imóvel, o que é essencial para a sua valorização no mercado. 

Estado do imóvel 

Mesmo que o imóvel se encontre em uma região valorizada, pode ser que ele perca valor por não estar em bom estado de conservação. Isso é algo comum de acontecer em aluguel de imóveis. Um imóvel com condições ruins pode perder bastante valor na venda ou na locação. 

Muitas vezes, os inquilinos saem do imóvel deixando-o em péssimas condições. Dessa maneira, os proprietários acabam tendo que reformar o local antes de colocá-lo novamente para alugar. Isso também acontece com quem pretende vender um imóvel, que pode fazer uma reforma para melhorar o estado geral do imóvel. 

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um fator essencial para a valorização de imóvel. Ter acesso a diversas opções de transporte público e a vias de acesso rápido a outras regiões da cidade torna o imóvel mais valorizado. 

Ter diversas opções de transporte ou vias de locomoção é fundamental nos dias de hoje para enfrentar os trânsitos carregados das grandes cidades. Um local com boa mobilidade urbana tende a ser muito valorizado para aluguel e compra. 

Esses são alguns dos principais fatores que influenciam na valorização de um imóvel. É importante prestar atenção a esses detalhes na hora de garantir a compra de uma residência para morar, de investir ou de abrir um negócio na sua cidade. 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.