Gestor de tráfego, o que faz essa profissão que muitos ainda não conhecem?

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por admin
em outubro 4, 2022

O gerenciamento de tráfego é uma estratégia de marketing digital projetada para atrair mais visitantes para um site, colocando anúncios.

Porém, você sabe quem é o profissional certo para colocar essa estratégia em ação?

O Gerente de tráfego, ele será o profissional que será responsável pela compra de cliques em canais pagos, como, por exemplo, o Google e redes sociais (Linkedin, Instagram, Facebook, etc.)

O gerenciamento de tráfego, também conhecido como gerenciamento de mídia paga, é um meio que diversas empresas têm dificuldade de achar, devido à falta de profissionais que sejam qualificados. Ao mesmo tempo, é um papel promissor para quem quer entrar em uma área que provavelmente crescerá nos próximos anos. Se você deseja aprender mais sobre essa profissão, indicamos que você faça um Curso Online Grátis com o objetivo de entender mais sobre o assunto.

Destacamos que esse trabalho está cada vez mais importante dentro do marketing digital, neste post vamos conhecer mais sobre o recurso, sua importância, os seus desafios e até sobre como começar nesse caminho.

Você pode ter grandes experiências de gerenciamento de tráfego da agência e de gerenciamento de outros profissionais dentro da área, e neste artigo, vamos compartilhar uma visão sobre a função de gestor de tráfego.

O que faz um gerenciador de tráfego?

Um gerenciador de tráfego será o grande responsável por gerar tráfego para o seu site. Portanto, ele precisa ter um excelente conhecimento analítico. Além de estar familiarizado com as ferramentas de tecnologia e marketing digital, você deverá ser um profissional data-driven com o objetivo de sempre analisar dados e compreender sempre os melhores canais, possibilidades de otimização e toda a relação entre as diversas métricas apresentadas por cada canal.

Além disso, é importante que os gestores de tráfego tenham conhecimento multidisciplinar em marketing digital, não apenas mídia paga. Isso porque será função desse profissional obter continuamente tráfego pago ou até mesmo tráfego orgânico.

Quando o assunto é inbound marketing, o gerenciamento de tráfego está na fase de atração. Essa será a parte essencial para toda e qualquer estratégia da área de inbound, já que não há visitantes suficientes para o topo do funil, toda a estratégia do meio e do fundo do funil pode sofrer.

A importância dos gerenciadores de tráfego no mercado atual

Por diferentes motivos, os gestores de tráfego em estratégia, equipes e até agências de marketing digital estão cada vez mais desempenhando um papel de liderança que é a base de qualquer atuação estratégica.

Uma delas é que as estratégias podem variar muito de uma campanha para outra, mas estima-se que 50% ou até 70% do trabalho deverá sempre ser feito dentro do topo do funil.

Isso porque depois que um visitante é convertido em lead, ele se torna um ativo para a equipe de marketing e também pode responder em outras campanhas, como, por exemplo, pontos de contato ou outras operações, e nesse sentido o gerenciador de tráfego se torna crucial, nenhuma estratégia pode dar certo sem um grande número de visitantes e leads.

Outro ponto é que é uma especialidade cada vez mais escassa no mercado. Devido à alta demanda e várias empresas migrando seus modelos de negócios para o âmbito digital, um bom gerenciador de tráfego se faz muito necessário, mas torna-se um diferencial competitivo que as equipes de marketing ganham por ter um bom profissional nessa função.

Que tipo de gerenciador de tráfego?

O papel de um gerenciador de tráfego pode ser um pouco amplo, pois existem diversas ferramentas e canais com o objetivo de gerenciar para direcionar cada vez mais visitantes para uma determinada página. Aqui vamos estabelecer as principais divisões que podem ocorrer:

Social Ads

Nesse caso, o gerenciador de tráfego é responsável por criar anúncios nas redes sociais, como anúncios do Instagram, anúncios do Facebook e anúncios do Linkedin. Sua atividade é focada principalmente no perfil de um cliente ou persona em potencial, aprendendo sobre seus interesses e especificações.

Anúncios do Google

Ao contrário dos anúncios sociais, esse profissional é um gestor que pode focar mais no que seu público está procurando no momento. Por isso, gerencia os anúncios para que apareçam nas buscas na internet. Para isso, além das diferentes estratégias de publicidade, é fundamental entender todas as ferramentas e técnicas que tendem a lhe ajudar a obter toneladas de palavras-chave de qualidade.

Outros

Ainda é usado com menos frequência, mas pode produzir bons resultados, podendo variar desde anúncios de mídia social menos utilizados, como o Twitter, até estratégias envolvendo mídia programática ou publicidade nativa. Apesar de pouco utilizados, podem ser uma boa estratégia para algumas empresas ou até produtos, por conta disso, diversos gestores de tráfego podem focar em canais que sejam específicos.

Multidisciplinar

Talvez os mais procurados sejam profissionais que possam atrair visitantes e gerenciar o tráfego em diversos canais, como Google, publicidade social, publicidade nativa, mídia programática e muito mais. Depois de conhecer as ferramentas, você poderá ser mais estratégico e focar não somente nas ferramentas que tem à sua disposição, mas também nas melhores estratégias para aumentar o tráfego da sua página.

Profissionais: como se preparar para se tornar um gerente de tráfego?

Com a popularidade desse mercado funcional, a demanda por gerenciadores de tráfego de empresas e instituições continua a aumentar, e o currículo é cada vez mais abundante. Os profissionais podem fazer cursos de gerenciamento de tráfego, que normalmente ensinam técnicas de Google Ads e Instagram/Facebook Ads, ou procurar por Cursos Online Gratuitos sobre o assunto. Saiba que quanto mais técnicas e ferramentas você tiver à sua disposição, melhor se destaca um profissional.

Há também a opção de fazer cursos e certificações para a própria ferramenta, estes costumam ser mais extensos, mas a sua realização, principalmente a certificação na ferramenta, é um grande diferencial para os futuros gestores de tráfego.

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