Guia para higienizar lugares altos sem transtornos

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em junho 16, 2023

Fazer a higiene de cada ambiente da maneira correta é algo fundamental para garantir mais saúde, qualidade de vida e, é claro, a durabilidade dos móveis, paredes e objetos que fazem parte da nossa casa.

Em se tratando de lugares altos, a exemplo das luminárias de teto, é preciso se certificar que, além dos materiais corretos, como flanelas, limpa-vidros e detergente neutro, você esteja fazendo o processo de limpeza com segurança.

Pensando nisso, montamos um passo a passo de como higienizar os principais pontos que ficam em locais de difícil acesso dentro de casa. Assim, você terá uma limpeza mais efetiva e segura.

Como limpar lugares altos com segurança em casa?

Parte de cima de armários e guarda-roupa

Para realizar a limpeza em lugares como a parte de cima de um guarda-roupa ou armário, é preciso se certificar que você esteja em segurança. Na hora de subir a escada, verifique se ela está posicionada em uma superfície plana e, se possível, tenha alguém por perto para dar apoio.

Você vai precisar de um balde com água morna, panos secos e lustra móveis. Primeiro, passe um pano umedecido por toda a superfície, de modo a remover toda a poeira acumulada. Repita quantas vezes for necessário. Depois passe um pouco de lustra móveis com outro pano para deixar o móvel limpinho.

Ventilador de teto

No caso do ventilador de teto, é necessário primeiro desligar a eletricidade do cômodo ou da casa antes de iniciar a limpeza. A regra para o uso da escada é a mesma: lugar plano e ter alguém para dar apoio. 

Nesse caso, você vai usar um pano umedecido em água com um pouco de detergente neutro para limpar cada uma das pás do ventilador. Se o aparelho estiver muito sujo, use vinagre branco no lugar da água. Ao final, utilize outro pano limpo para secar a peça.

Janela de vidro

Fazer a limpeza de uma janela alta exige o máximo de cuidado, especialmente se for de uma sacada de apartamento. Você vai precisar contar com uma equipe de profissionais específicos para essa tarefa, caso a janela esteja no andar de cima ou tenha mais de 3 metros de altura.

Se não for esse o caso, sua missão deverá ser feita com o auxílio de uma escada, pano de microfibra, limpa-vidro e papel-toalha. Faça movimentos circulares com o pano umedecido com o produto nos locais manchados e depois verticais. Finalize com papel toalha para manter o vidro limpo e livre de fiapos.

Teto e cantos de parede

Com o passar do tempo, é bem provável que se acumule poeira, teias de aranha e até traças em locais como o teto e os cantos superiores das paredes. Quando não é feita uma limpeza periódica, as chances disso acontecer são muito maiores, então tenha esse cuidado sempre.

Se for só aquela poeira mais superficial, você pode usar o aspirador de pó – o uso da vassoura tende a espalhar as partículas de pó em todo o cômodo e, por isso, deve ser evitado. Caso contrário, aplique uma esponja (com cabo de apoio) umedecida sobre o teto e cantos de parede de alvenaria.

Luminária pendente

Assim como no caso do ventilador de teto, para fazer a limpeza de uma luminária pendente é importante garantir a sua segurança, seja usando a escada de maneira correta, seja desligando a energia elétrica da casa ou do cômodo. Se não der para remover as peças, cubra a lâmpada com papel toalha antes de iniciar a limpeza.

Remova a poeira superficial com uma flanela seca ou aspirador de pó, passando por cada cantinho com delicadeza. Depois aplique um pano umedecido com detergente neutro e seque com papel toalha ou outra flanela limpa. Se a peça for de madeira, finalize com lustra móveis.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade