Itália no Brasil? Veja cidades brasileiras que tiveram grande imigração italiana

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em abril 26, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A região Sul do Brasil carrega consigo traços da imigração italiana até os dias de hoje

A imigração no Brasil se mostrou presente desde o período da independência, seja para colaborar com o povoamento das novas terras, seja para garantir trabalhadores livres, que possuíam baixo custo para os colonizadores e realizavam um trabalho semelhante ao escravo. 

Independentemente do motivo que levasse os indivíduos até o Brasil, é possível destacar populações inteiras que viram nas novas terras uma oportunidade de prosperar. Esse é o caso dos imigrantes italianos. 

Séculos depois, ainda é possível observar traços dessa cultura, principalmente na região Sul do país. Para conhecer a cultura italiana não é preciso sair do Brasil, você  pode encontrar os principais traços em locais inusitados, como na rodoviária de Porto Alegre.

Porque os italianos imigraram para o Brasil?

Alguns fatores foram primordiais para criar uma rota de imigração entre a Itália e o Brasil no século XIX. Esses fatores partiram tanto dos imigrantes, quanto dos colonizadores. 

Os imigrantes enxergavam no Brasil uma maneira de expandir a qualidade de vida, ocupando novas terras que poderiam prosperar no futuro. Muitos imigraram com as suas famílias e se instalaram no país. Segundo o Infoescola, aproximadamente 62% dos imigrantes que entraram no Brasil na década de 1880 possuíam nacionalidade italiana. 

Os colonizadores, por sua vez, também obtinham vantagem com a rota imigratória entre Itália e Brasil. Para eles, essa era uma oportunidade de garantir a ocupação do território e evitar a invasão de outros povos. Além disso, existia a crença de que apenas os povos europeus poderiam colaborar para a construção de uma sociedade digna e civilizada. 

Ao levantar esses aspectos, a relação Itália e Brasil parece ter ficado um tanto quanto distante na história, mas não é bem assim. Até os dias de hoje, é possível notar os impactos dessa imigração, principalmente na região Sul do Brasil, como será possível compreender a seguir.

Imigração italiana no Brasil atualmente

Atualmente, o Brasil recebe imigrantes italianos e de demais nacionalidades de todos os continentes, todos os anos. Os ciclos imigratórios, entretanto, não possuem o mesmo destaque que possuíam no século XIX. 

Isso acontece graças ao fenômeno denominado globalização. O avanço da internet e dos meios de comunicação mantêm as pessoas cada vez mais conectadas, dentro e fora dos seus respectivos países de origem. Para conversar com um italiano, não é mais necessário ir até a Itália ou a uma cidade com grande fluxo imigratório, basta pegar o celular e acessar as redes.

Ainda assim, é possível notar características italianas em cidades que receberam muitos imigrantes dessa nacionalidade no século XIX. Esse é o caso das cidades de Pedrinhas Paulista e Antônio Prado.

Pedrinhas Paulista – SP

A cidade fica localizada no interior do estado de São Paulo e possui uma influência tão forte da cultura italiana que é conhecida como a Roma brasileira.

A imigração em massa na cidade se deu graças a um acordo estabelecido entre os dois países no século XX. Ao chegar no Brasil, os italianos ganharam um pedaço de terra, onde poderiam construir suas casas e firmar raízes com as suas famílias. 

O reflexo disso foi uma cidade construída, principalmente, pelos imigrantes, que deixaram sua cultura nas estátuas, museus e monumentos que fazem parte da Roma brasileira. 

Antônio Prado – RS

Considerada a cidade mais italiana do Rio Grande do Sul, Antônio Prado atraiu milhares de imigrantes italianos desde a sua fundação. Isso porque o ministro da agricultura na época promoveu esse movimento, incentivando a chegada dos italianos no território.

Para se sentir na Itália, os turistas podem visitar as casas tombadas como patrimônio cultural, os moinhos, as fábricas e outros pontos turísticos da cidade, que carregam consigo características marcantes do país.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.