O que fazer na Baixada Santista, a praia dos paulistanos

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em dezembro 8, 2022

A Baixada Santista é repleta de opções de entretenimento.

Está planejando uma viagem para a Baixada Santista? O primeiro passo é pesquisar os melhores hotéis no litoral e fazer uma reserva para facilitar seu acesso às praias da região, composta por oito cidades com diversas opções de entretenimento. 

Tudo isso a uma distância que varia de 70 a 140 quilômetros da capital. Sendo assim, preparamos este artigo, onde vamos falar brevemente sobre cada uma dessas oito cidades. Confira!

1- Santos

Santos é a maior e mais conhecida cidade da Baixada Santista. Prova disso, é que o local atrai o turismo de negócios e de lazer o ano todo.

Além disso, a cidade de Santos conta com belos jardins à beira-mar e com o seu porto, que aliás, é o maior da América do Sul.

A cidade possui sete quilômetros de praias com mar calmo e com extensa faixa de areia, o que facilita a prática de esportes. Além disso, Santos também conta com um centro histórico interessante com boas atrações turísticas para serem curtidas após o banho de mar.

Uma delas é o conhecidíssimo passeio de bonde, que tem início na estação do Valongo e atravessa as ruas do centro. Outro ponto que desperta bastante interesse é o Museu Pelé, que conta a história do rei do futebol.

2- Praia Grande

Praia Grande é uma das cidades da Baixada Santista que mais evoluiu. O município possui  22,5 quilômetros de praias que se inicia no Canto do Forte e vai até a divisa do Mongaguá. 

Além disso, é uma das cidades que mais recebe turistas, por esse motivo, Praia Grande conta com muitos imóveis de veraneio, pousadas, hotéis e colônia de férias, distribuídos por todos os bairros à beira-mar.

3- São Vicente

Dividindo a mesma ilha e ao lado de Santos, está a primeira vila do Brasil, São Vicente. Fundada em 1532, por Martim Afonso de Souza, a cidade conta com duas praias principais: a praia do Itararé e a praia do Gonzaguinha.

A primeira divide-se com a Baía de Santos e possui uma larga faixa de areia, onde acontecem eventos esportivos e artísticos, com ênfase à prática do voo livre e do surf.

Além disso, a Ilha Porchat deixa a praia do Itararé com um charme todo especial, onde lá no topo encontra-se o Mirante dos 500 anos, obra feita pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer.

4- Mongaguá

Mongaguá é outra boa opção turística à beira-mar. A cidade faz divisa com Itanhaém e Praia Grande e conta 13 quilômetros de praias de mar aberto. No entanto, por lá, o mar é mais agitado e por esse motivo atrai muitos praticantes do surf.

Além disso, o visitante tem como uma boa opção de lazer o Poço das Antas, uma piscina de água natural.

5- Itanhaém

A cidade de Itanhaém conta com 14 praias estabelecidas em 26 quilômetros de orla. Entretanto, as mais conhecidas são: a Praia do Tombo (onde o Rio Itanhaém encontra o mar), Suarão, Cibratel e Praia dos Sonhos.

Itanhaém ficou conhecida no Brasil inteiro, após servir de cenário para a novela da Rede Globo de Televisão, chamada “Mulheres de Areia”. Onde foi filmada na Praia dos Pescadores.

6- Bertioga

Cidade mais jovem da Baixada Santista, Bertioga conta com 90% de seu território em área de preservação ambiental. Além das suas belas praias, a cidade oferece para os visitantes a oportunidade de visitar a Reserva Indígena do Rio Silveira e de entrar em contato com a cultura caiçara.

Além disso, o turista ainda pode explorar o ecoturismo e aproveitar o turismo náutico e a pesca.

7- Peruíbe

Peruíbe tem como praia principal a do Centro, com pouco mais de 13 quilômetros de extensão. Entretanto, há outras opções para os banhistas de plantão, como, por exemplo, as praias do Costão, a Prainha, as praias do Guaraú e a famosa Barra do Una (área de preservação ambiental e de difícil acesso).

Além das belas praias, devido à sua bela natureza, a cidade oferece muitos outros atrativos aos visitantes, como cachoeiras, atividades culturais e esportivas, visita ao portinho dos pescadores, entre outras.

8- Guarujá

O Guarujá é um dos destinos mais procurados pelos banhistas de plantão da Baixada Santista. Além disso, a cidade fica a pouco mais de uma hora da capital.

A cidade conta com belas praias, uma ampla rede de hotéis e inúmeros imóveis disponíveis para alugar por temporada.

As principais praias são: Astúrias, Enseada, Pitangueiras, Perequê, Pernambuco e Guaiúba.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade