7 atividades de casa para fazer com as crianças

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em agosto 1, 2023

Se você tem crianças em casa, com certeza uma das preocupações constantes é procurar atividades que possam ser realizadas juntos. Afinal de contas, crianças são seres em fase de desenvolvimento, e as brincadeiras ajudam a trabalhar a coordenação motora, a imaginação, a dimensão física e afetiva.

Quando brinca com a criança, você ajuda no aprendizado do mundo, na formação de vínculos, com as noções básicas de respeito e convivência e na construção do repertório próprio para a interação com outras crianças.

Para cultivar bons momentos com brincadeiras, é preciso levar em conta a faixa etária da criança, mas algumas atividades podem ser feitas com a maioria, como levar tinta para casa, fazer receitas fáceis, jogo de fantoches, pega-pega, guerra de balões de água, entre outros. Neste artigo, vamos trazer algumas ideias para vocês se divertirem juntos!

Oficina de slimes

Os slimes ainda estão em alta entre os pequenos! Se a sua criança gosta dessa meleca grudenta, nada melhor do que tirar um dia para fazer essa atividade em casa. Os materiais são simples:

  • água;
  • farinha;
  • açúcar;
  • farinha de mandioca;
  • papel higiênico;
  • corante.

Pais e filhos podem tirar a tarde para brincar juntos e criar várias geleias com cores diferentes. Elas são bastante pegajosas, mas são divertidas, e as crianças poderão brincar com elas por dias a fio!

Estátua

Nessa brincadeira divertida vocês podem colocar uma música bem legal para tocar e os participantes vão começar a dançar, em determinado momento, quando ouvirem a palavra “estátua”, todos devem ficar imóveis. O que se mexer primeiro perde a brincadeira.

O participante que falar “estátua” poderá fazer gracinhas e o desafio será segurar o riso e ficar sem se movimentar. Os participantes vão sendo eliminados à medida em que forem se mexendo.

Artesanato

Fazer artesanato com as crianças, principalmente as menores, é uma atividade simples e ajuda a aproveitar vários materiais que seriam jogados no lixo, como CDs, cabides, copos plásticos, garrafas pet, rolos de papel higiênico e outros.

A ideia é confeccionar coisas divertidas, de modo que as crianças possam liberar a criatividade. Além de ensinar sobre reaproveitar alguns tipos de materiais, essa atividade ajuda a trabalhar a imaginação, a disciplina e a concentração.

Receitas na cozinha

A cozinha é um ótimo local para ensinar as crianças desde cedo. Pais e filhos podem criar receitas simples juntos e ter um momento para conversar, aprender e estreitar o vínculo.

Além disso, levar a criança para a cozinha permite que os pais ajudem no aprendizado de tarefas básicas, como lavar a louça, cortar legumes, dosar a quantidade de água usada, entre outras. As receitas podem variar conforme a faixa etária, e os pais podem aumentar a complexidade de acordo com a maturidade.

Montar quebra-cabeça 

Essa é uma atividade tradicional e atual, que se encaixa em todas as idades e pode variar conforme o nível de complexidade, com mais ou menos peças. Por isso, é perfeito para ser incluído em uma atividade em família.

O quebra-cabeça pode ajudar a melhorar o raciocínio, o trabalho em grupo, a capacidade de percepção e a coordenação motora. Proporcionar momentos como esse ajuda a instalar boas lembranças na memória dos seus filhos, o que servirá para fortalecer os laços.

Guerra de balões

Se você quer uma atividade divertida e dinâmica, a guerra de balões d’água é a melhor opção. Quem acertar mais balões no outro vence e leva o prêmio. É uma brincadeira que trabalha todo o corpo e também o equilíbrio.

Paródias

Tanto as crianças quanto os adolescentes amam músicas, por isso, uma brincadeira divertida é criar paródias de músicas que todos gostam, como uma versão cômica, mudando a letra e usando o mesmo ritmo. Deixe a criança escolher a música, e vocês podem se reunir para modificar a letra. Depois disso, é só soltar a voz e se divertir com a nova canção!

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade