Por que você deve considerar um software de gerenciamento de condomínio?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em agosto 29, 2022

Vantagens

Algumas das razões pelas quais o uso de software de gestao de condominios é conveniente incluem o seguinte:

1. Análise de gestão

O software de administração apresenta-se como uma ferramenta eficaz de análise gerencial. Permite corroborar os procedimentos realizados; para que tudo esteja devidamente documentado no banco de dados. Esta é a melhor maneira de evitar conflitos com proprietários ou inquilinos em relação a avisos e comunicações.

2. Facilidade de tomada de decisão

Com as ferramentas necessárias, o administrador pode ter aplicativos que lhe permitem analisar os dados para tomar decisões que proporcionem maiores benefícios ao condomínio.

Isso pode muito bem ser no caso de um único edifício ou vários deles. Assim, ainda é possível informar imediatamente sobre mudanças e/ou adaptações que precisam ser feitas rapidamente.

3. Disponibilidade de informações

Considerando que o software é um sistema informatizado cuja finalidade é automatizar determinadas tarefas e coletar informações relacionadas ao codomínio e dados dos moradores, não surpreende que se tenha visões diferentes para analisar os recursos disponíveis e estabelecer relações com as contas a pagar, contas a receber, entre outros

 Além disso, os dados podem ser apresentados na forma de gráficos e tabelas estatísticas. O que, de fato, facilita a compreensão das informações apresentadas.

4. Transparência na administração

Com o software para condomínios, é possível registrar todas as informações de eventos, documentos e editais particulares do condomínio. Até as comunicações entre a administração e os proprietários e inquilinos.

Em alguns casos, o software também permite que moradores ou proprietários acessem diretamente os documentos para acompanhar as decisões tomadas.

5. Aumento da Produtividade

Como mencionamos anteriormente, as funções delegadas ao administrador são diversas. Caso seja responsável por vários condomínios, é possível que a conclusão de suas tarefas leve muito tempo.

Por esta razão, o software inclui várias tarefas automatizadas, o que ajuda a agilizar a gestão e aumentar a produtividade para alcançar melhores resultados no menor tempo possível. Assim, ele está apto a responder aos moradores em caso de solicitação.

6. Aplicações diversas

Além das funções básicas que devem ser incluídas no software de gestão de condomínios, existem outras aplicações complementares que permitem o cálculo de encargos comuns.

Monitorar o estoque de equipamentos de manutenção disponíveis, programas de agendamento de consultas, entre outros. Isto permite uma gestão muito mais eficiente e uma boa gestão dos recursos a realizar, em termos de tempo, dinheiro e esforço.

7. Gerenciamento de equipe

Entre as funções está também a possibilidade de manter um banco de dados dos trabalhadores vinculados ao condomínio. Para que os seus dados pessoais possam ser devidamente armazenados, caso seja necessário recorrer aos mesmos devido a um acidente de trabalho, a prestação de um serviço adicional ou uma demissão.

8. Melhora da comunicação com os moradores

Todos os sistemas de administração devem ter um sistema de comunicação entre moradores.

A razão é bastante simples: eles devem apresentar suas sugestões e solicitações através de um meio de comunicação eficaz que possa responder às suas solicitações o mais rápido possível. Desta forma, garante-se um canal de comunicação eficaz onde os proprietários obtêm as informações necessárias com rapidez e fiabilidade.

9. Administração de espaços

No caso de condomínios que possuam áreas comuns para que os proprietários possam realizar diversas atividades; o software operacional possui ferramentas para gerenciar esses espaços.

A propósito, ajuda a determinar quando eles podem acessá-lo, mantendo o controle sobre quem entra em espaços como parques, salões, jardins, piscinas, entre outros.

10. Procedimentos Online

Uma das melhores vantagens de se utilizar um software de gestão de condomínios é a possibilidade de agendar uma assembleia online.

Com elas é possível garantir a participação de um maior número de moradores, que por algum motivo não poderiam comparecer em uma reunião presencial, mas sim em uma online.

Desvantagens

Mencionamos várias vantagens, benefícios e recursos a favor do software de condomínio. No entanto, também é relevante analisar alguns dos riscos envolvidos na escolha desse sistema automatizado, a fim de conhecer o produto e determinar sua viabilidade. Por esse motivo, aqui estão alguns riscos do software de condomínio:

1. Dúvidas sobre transparência

Quando algo novo e inovador é mostrado, é normal que surja oposição. Especialmente se a administração anterior conduziu o processo da forma tradicional. Quando isso acontece, os membros da comunidade podem estar acostumados a um modelo de gestão e podem não se sentir totalmente à vontade com essas novas propostas.

Por isso, a transparência do software e da administração começa a ser questionada. No entanto, este sistema tem-se revelado transparente e confiável, com capacidade para emitir registros e relatórios de receitas e despesas para que se possa realizar uma auditoria adequada.

2. Falta de treino

Se você não tiver uma equipe treinada para trabalhar com o software de gerenciamento, poderá ter problemas.

No entanto, ele foi projetado para ser fácil de usar. Assim, em pouco tempo, o administrador e os moradores poderão se adaptar ao modo de uso para aproveitá-lo ao máximo.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade