Quais os idiomas mais falados no mundo?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em agosto 2, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Veja quais são as 5 línguas mais comuns e por que são tão importantes

O idioma é um grande marco para a cultura de um povo. Por isso, entendendo quais são as línguas mais faladas do mundo, é possível ter uma ideia da dimensão de algumas comunidades, assim como o poder de alguns países. 

Ainda que o inglês seja a língua mais importante no ocidente, é interessante ver também como outros idiomas são relevantes, percebendo que aprender novas línguas é um exercício sempre válido. 

Veja a lista dos 5 idiomas mais falados do mundo!

O 5 idiomas mais falados no mundo

A lista de idiomas mais falados do mundo dá uma dimensão da abrangência de uma língua, além de contar a história de muitos locais. Ou seja, é possível perceber que o idioma consegue mostrar colônias e a dispersão das populações pelo mundo. 

Por isso, é sempre interessante perceber quais são as línguas mais faladas do mundo e entender essa abrangência. Acompanhe a lista a seguir!

Inglês – 1.4 bilhão de falantes

O inglês é considerado a “língua universal” no ocidente, principalmente pela grande quantidade de pessoas que falam o idioma, que já ultrapassou a marca de 1 bilhão. Aqui, leva-se em consideração os países que têm a língua como oficial, além da quantidade de pessoas desses locais e outras que sabem falar a língua. 

Como a Inglaterra (terra-mãe do idioma) teve muitas colônias espalhadas pelo mundo, é possível encontrar a língua inglesa em muitos continentes, como Oceania, África e a própria América. 

Os Estados Unidos, formado principalmente por imigrantes ingleses, também têm o inglês como idioma oficial e, sendo uma grande potência econômica, a língua passou a ser considerada uma das mais importantes do ocidente. 

Chinês mandarim – 1.4 bilhão de falantes

O mandarim é considerado o segundo idioma mais falado do mundo, também com mais de 1 bilhão de pessoas falando a língua. Um dos fatores para isso é o tamanho da China, hoje o país detém a maior população mundial (1.4 bilhões de pessoas). 

Além da própria China, outros países orientais também têm o mandarim como língua oficial. São eles Taiwan, Macau, Hong Kong (território independente) e Singapura. 

O mandarim teve origem na região de Pequim, capital da China, e se espalhou por todo o território chinês e também em outras regiões próximas onde havia comércio intenso com o país. Hoje, também é considerada uma língua importante para o mundo, por conta da relevância do país.

Hindi –  600 milhões de falantes

O idioma Hindi é originário do sânscrito indiano e hoje é falado por cerca de 600 milhões de pessoas na Índia, principalmente na região norte, centro e oeste do país. É um dos idiomas oficiais e falados por mais de 70% da população. 

Aqui, vale considerar que a Índia foi uma colônia da Inglaterra e, por isso, também tem o inglês como uma das línguas oficiais. Há ainda outros idiomas no país, mas nem todos são considerados oficiais. 

Um dos motivos para a grande quantidade de pessoas que fala o idioma hindi também é a grande população indiana. São cerca de 1,38 bilhão de pessoas no país, sendo o segundo país mais populoso do mundo. 

Espanhol – 543 milhões de falantes

Assim como a Inglaterra, a Espanha também teve diversas colônias espalhadas pelo mundo. Com isso, o número de falantes da língua espanhola também é bem grande, atingindo o 4º lugar desse podium.

Na América Latina, por exemplo, o Brasil é um dos poucos países que não tem o espanhol como língua oficial. Além dele, a Guiana Francesa tem o francês como oficial. 

Ou seja, são muitos os países que falam espanhol, aumentando seu número de falantes. Aqui no ocidente, é considerada a segunda língua mais importante, já que é a segunda com maior número de falantes desse lado do mundo. 

Árabe – 274 milhões

Assim como a cultura árabe, o idioma também continua muito relevante em todo o mundo. Isso porque todo país muçulmano, ou seja, criado a partir da religião árabe, conta com o mesmo idioma (claro, com algumas mudanças de acordo com o país). 

A língua árabe é considerada um marco importante da cultura do povo e, por isso, é muito valorizada pelos países que o falam, principalmente no Oriente Médio. Também conta com uma grande comunidade: existem cerca de 360 milhões de árabes no mundo , o que consolida a entrada no ranking em 5º lugar.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.