Saiba quais são os cuidados mais recomendado para peles secas e sensíveis

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em fevereiro 17, 2023

5 dicas e cuidados para manter a saúde da pele em dia 

Quem tem pele seca e sensível sabe o quanto é importante utilizar os produtos corretos para esse tipo de pele, além de manter uma rotina de cuidados faciais de acordo com as necessidades da pele.

Sem cuidar da maneira ideal, a pele seca e sensível pode ter problemas de descamação e até envelhecimento precoce, com formação de linhas finas e rugas. Veja algumas dicas e cuidados para manter sua pele saudável!

Peles secas e sensíveis: por que precisam de atenção?

A pele seca é aquela que está sempre opaca e com sensação de repuxamento em algumas regiões, principalmente ao redor do nariz e das bochechas. 

Além disso, também podem ter áreas de descamação, coceira e uma aparência esbranquiçada em alguns pontos, uma característica da falta de hidratação no local. 

Com o tempo, se não for cuidada da maneira correta, o ressecamento pode ocasionar manchas vermelhas, áreas de feridas, linhas finas e rugas, que se formam com o movimento da pele sem elasticidade (que é conquistada com a hidratação). 

Por essas características, é comum que as peles secas sejam também sensíveis, pois essa falta de hidratação leva a um aumento da sensibilidade e a presença de áreas avermelhadas. 

Entretanto, a sensibilidade também pode aparecer por outros fatores, não sendo um problema exclusivo das pelas secas. 

Cuidados essenciais para peles secas e sensíveis

Sendo a pele seca ou sensível (ou as duas coisas), é essencial manter uma rotina de cuidados com hidratação intensa e proteção solar, pois a falta de água e os raios solares são os dois fatores que mais atrapalham na saúde desse tipo de pele. 

Veja algumas dicas de cuidados para as peles secas e sensíveis.

  1. Hidratação sempre

As peles secas são aquelas que perdem hidratação para o ar mais facilmente, fazendo com que a barreira cutânea fique ressecada rapidamente. Por isso, manter a pele sempre hidratada é essencial para evitar áreas de descamação ou repuxadas. 

Nesses casos, é importante utilizar hidratantes em creme, pois eles retêm mais água na pele. Além disso, hidrate bem de manhã e, principalmente, antes de dormir, quando a pele fica mais tempo sem movimentos. 

Durante o dia, uma boa maneira de deixá-la hidratada é com a água termal, que você borrifa por cima da pele e ajuda as células a captarem a umidade. Outra dica é sempre passar os cremes com a pele ainda úmida.  

  1. Não use sabonetes secativos

Como aqui no Brasil grande parte das pessoas têm pele oleosa (por causa do clima tropical e úmido), os sabonetes secativos são os mais fáceis de encontrar. No entanto, quem tem pele seca precisa fugir desse tipo de produto. 

Eles têm a função de puxar toda e qualquer oleosidade dos poros, algo que quem já tem a pele seca e sensível não deseja. Por isso, sempre compre sabonetes hidratantes, que vão proteger sua barreira cutânea. 

  1. Evite água quente

Tomar banho na água quente é um grande fator de ressecamento da pele, pois a temperatura acaba tirando toda a camada de oleosidade, que é o que ajuda sua pele a reter a água e manter-se hidratada.

Por isso, evite a água quente e sempre hidrate o corpo após o banho, pois os sabonetes também podem agredir a barreira cutânea. Passe o hidratante com a pele ainda úmida, para ajudar na retenção dessa água nas células da pele. 

  1. Protetor solar com hidratante

Os protetores solares também contam com versões sequinhas, pois, geralmente, são mais confortáveis para usar o dia todo. Entretanto, quem tem a pele seca e sensível precisa optar pelas versões hidratantes.

Isso porque o produto ficará o dia todo na pele, formando uma barreira. Se for muito seco, irá descontrolar ainda mais a barreira cutânea, que já perde água normalmente. Por isso, em caso de pele seca ou sensível, sempre opte pelos protetores com hidratante na composição. 

  1. Sempre compre produtos para o seu tipo de pele

Engana-se quem pensa que os produtos para pele seca são sempre extremamente oleosos ou com aspecto mais grosso. Os cosméticos também são criados pensando no conforto, por isso é possível encontrar produtos para pele seca que a deixam com aspecto jovem sem pesar. 

Procure sempre pelos produtos indicados para esse tipo de pele e não saia comprando qualquer coisa, principalmente se sua pele for sensível. Fragrâncias, por exemplo, podem atacar a vermelhidão da pele. Escolha bem o que irá utilizar para cuidar do maior órgão do seu corpo!

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade