Sala e cozinha integradas? Quatro formas de decorar esses espaços

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em dezembro 6, 2022

Descubra como explorar e decorar a sua sala e a cozinha quando esses dois cômodos estão integrados na casa

Já há algum tempo, a arquitetura tem sido utilizada a favor de criar espaços de integração para que todos possam conviver nos ambientes. Esse pensamento não seria diferente para a sala e a cozinha, espaços geralmente utilizados para esse fim.

Não se preocupe, o design de interiores está aí para ajudar nessa tarefa. Uma forma de separar esses ambientes, por exemplo, é colocar um tapete grande para sala, pois isso trará uma amplitude ao lugar sem perder o seu propósito.

No entanto, é um desafio demarcar cada um desses lugares de acordo com suas funções. Cada uma das áreas tem objetivos específicos e são muito utilizadas no dia a dia, não só nos momentos de confraternização. Ainda está com dúvidas sobre como realizar essa tarefa? Não se preocupe, continue a leitura para saber!

Use o mesmo piso em todo o ambiente

Uma das maneiras de deixar o ambiente integrado bastante elegante é utilizar o mesmo piso em todo o chão. Essa alternativa deixa o lugar com aspecto todo incorporado, reforçando a sua proposta arquitetônica. 

Além disso, utilizar o mesmo revestimento facilita muito a limpeza, pois você não precisa se preocupar com quais produtos devem ser utilizados em cada material diferente.

Para criar esse efeito, além da escolha do revestimento igual em todo lugar, você pode optar por cimento queimado, por exemplo, em vez de alguma cerâmica ou porcelanato. Ela vai dar um ar mais moderno aos ambientes e ainda tornará a higienização diária mais prática.

Equilibre a decoração nos dois ambientes

Por mais animador que seja, decorar um ambiente integrado não é tão fácil assim. Os dois lugares precisam ter uma decoração harmônica para que nenhum deles sobressaia. Além disso, ambos precisam se manter funcionais.

Alguns móveis podem ajudar nessa tarefa, fazendo a separação dos dois ambientes, mas sem deixar de manter a personalidade de sala e cozinha integradas. Alguns exemplos são biombos, como móveis decorativos mais altos, e buffets de serviço ou ilhas de cozinha, como móveis mais baixos e funcionais ao mesmo tempo.

Além dos móveis, os ambientes podem ter pinturas diferentes e estilos diferentes de decoração, com objetos nas paredes e nos móveis que representem melhor cada espaço.

Ilumine o que você deseja destacar

Uma forma bastante eficiente de destacar o espaço que a integração entre sala e cozinha oferece é investir na iluminação. Esse tipo de estratégia ajuda a manter o foco naquilo que você deseja pôr em relevo.

Para isso, use e abuse de luminárias, pontos focais de luz, spots, entre outros itens. Além disso, uma dica preciosa é utilizar luzes neutras ou amarelas, para deixar o ambiente aconchegante. Deixe as luzes brancas para ambientes que precisam de muita atenção, como cozinha ou área de serviço.

Para criar um efeito integrado, ambos os ambientes devem ser bem iluminados em conjunto. Se um dos ambientes for mais iluminado do que o outro, isso será notável, e haverá uma clara divisão entre eles.

Use tapetes a seu favor

Para um ambiente integrado, usar o mesmo revestimento para o piso é chave, é o que traz a sensação de amplitude. Porém, o uso do tapete também é recomendado para demarcar as áreas de cada ambiente de forma sutil. 

Mas o tapete não é apenas uma estratégia estética. Ele pode ajudar a deixar o local mais seguro se for utilizado com antiderrapante. Além disso, no caso de uma integração maior com mais ambientes, outros tapetes podem marcar os espaços onde estariam corredores e passagens.

Por fim, os tapetes trazem alegria e conforto ao ambiente. Com eles, você pode criar sobreposições criativas e ainda deixar a sala e a cozinha mais delimitadas, mas sem exagerar. Para isso, escolha tapetes de cores mais neutras e sem estampas chamativas. Assim, você evita criar um efeito de bloco de cores, que pode trazer a sensação de espaço reduzido, minimizando a integração entre os ambientes.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade