Sensibilidade ou cárie: descubra as diferenças

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em junho 6, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A saúde bucal muitas vezes pode ser ameaçada por diversos problemas que possuem sintomas parecidos. Eles podem ser confundidos, e um exemplo disso, é quando o paciente não sabe se está com sensibilidade ou cárie.

Dessa forma, é essencial saber exatamente em quais pontos essas doenças se assemelham e onde elas se diferenciam, justamente para entender todo o processo que elas passam.

Isso porque, quanto mais conscientizado estiver sobre o assunto, maior será a possibilidade do paciente se cuidar, se tratar, e principalmente evitar.

Portanto, confira a seguir as principais informações sobre sensibilidade dental e os problemas relacionados à cárie, os tratamentos possíveis, como por exemplo a lente de contato dental, e saiba como evitar essas doenças para evitar consequências graves, como é o caso da extração dos dentes. 

O que é a sensibilidade nos dentes?

Para começar a entender as diferenças entre cada uma delas, é necessário entender o que é a sensibilidade em si, que acaba sendo um problema muito maior do que apenas uma sensação.

Isso porque, essa dor é gerada pela exposição dos tubos dentinários, ou até mesmo a exposição da raiz do dente, que por sua vez, acaba sendo mostrada pela retração na gengiva. 

Um exemplo disso é quando consumimos coisas em temperaturas extremas, como alimentos quentes e gelados. O contato dessas comidas com essa parte exposta causa a famosa dor que chamamos de sensibilidade. 

Entretanto, essa sensibilidade não se restringe apenas à alimentação, podendo ser também uma característica frequente para qualquer ação, até mesmo, gerando dor no ato de escovação.

Dessa forma, essa dor pode acabar gerando outros problemas, principalmente se ela faz com que o paciente deixe de escovar os dentes e cuidar da higiene bucal. 

Vale lembrar que essa dificuldade pode acabar levando a consequências drásticas como a extração dos dentes e a necessidade de pesquisar sobre questões como “quanto custa um implante dentário”. 

O que é cárie nos dentes?

A cárie, por sua vez, é um problema gerado, na maioria das vezes, por falta de uma boa higiene bucal. Isso porque, essa enfermidade é causada por bactérias que acabam se desenvolvendo a partir dos restos de alimentos na boca. 

Dessa forma, esses germes corroem os dentes, desenvolvendo diversos problemas, entre eles: 

  • Escurecimento ou amarelamento dos dentes; 
  • Manchas pretas no dentes;
  • Dores;
  • Queda dos dentes.

Portanto, quando a pessoa tem cárie, ela pode acabar tendo dores parecidas com a sensibilidade. A diferença é que as dores da cárie, normalmente, são sentidas a partir do consumo de alimentos frios ou doces. 

Em suma, a cárie também é um problema dentário que pode gerar outras questões como o próprio tártaro, doença que também pode causar a queda dos dentes, fazendo com que o paciente precise de implantes e necessite pesquisar por “preços de implantes dentários”. 

A diferença só o dentista pode identificar

Uma vez que sente dores relacionadas à sensibilidade, sejam elas fortes ou fracas, mesmo que não saiba a causa por retração da gengiva, uma coisa é certa: algo está errado.

Desse modo, é necessário procurar um dentista de sua preferência ou um especialista para que o mesmo possa avaliar o quadro. 

Isso porque, assim como só o dentista consegue informar sobre procedimentos como clareamento dental antes e depois, somente o profissional conseguirá identificar se a dor é derivada da cárie ou da sensibilidade. 

Em resumo, o profissional também será capaz de estipular os melhores tratamentos e atitudes para a diminuição da dor, tudo isso, avaliando caso a caso, bem como as peculiaridades e singularidades de cada paciente. 

Prevenção

Apesar de se diferenciarem em alguns aspectos, a prevenção dos dois problemas se assemelham por serem a mesma coisa: higiene bucal. 

Em suma, uma boa escovação e higiene bucal podem ajudar na prevenção, não só da sensibilidade nos dentes ou do surgimento de cáries, como também, na prevenção de quase 90% dos problemas bucais desenvolvidos a partir de bactérias e restos de alimentos. 

Além disso, outro ponto fundamental é a visita regular ao dentista, para que ele sempre possa avaliar surgimentos e problemas relacionados ao bem-estar da boca, e iniciar os tratamentos de forma antecipada. 

Para saber mais sobre problemas bucais ou procedimentos, como clareamento, também é possível buscar mais informações a partir de pesquisas como: clareamento dental preço

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.