Tendências do mercado de trabalho, o que esperar para os próximos anos

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em maio 13, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

As pessoas sempre estão em busca de dados e fatos que buscam sempre indicar todas as tendências dentro do mercado de trabalho, principalmente os que estão baseados nas percepções de empregadores e profissionais ativos ou em busca de novos empregos. Na interseção dessas perspectivas, sempre devemos encontrar boas ideias e pistas sobre como desenvolvemos ou precisamos desenvolver na maneira como trabalhamos, produzimos e colaboramos.

Felizmente, devemos sempre valorizar os dados de pesquisa globalmente, como os dados do recém-lançado 2022 Compensation Guide, que mostra as tendências de emprego e remuneração em diferentes campos a cada ano, e o que é importante para o que está acontecendo.

Com base nas informações que são encontradas neste guia e em Cursos Online, queremos lhe compartilhar algumas informações sobre as tendências de trabalho ao longo do ano.

O que esperar do trabalho no futuro?

Filmes, séries e até desenhos animados há muito representam o futuro do trabalho e a realidade da nossa sociedade. Como resultado, muitos acreditam que o destino do mundo corporativo será dominado por robôs e, consequentemente, afetando os empregos dos seres humanos.

O fato de as máquinas substituírem o trabalho humano não é novidade para ninguém. No entanto, não haverá mais trabalho: as atividades serão ajustadas para que compartilhemos espaço com tecnologia.

Quase todas as áreas têm ocupações que podem ser totalmente automatizadas. Nessa realidade, é necessário pensar nos robôs como auxiliares no processo de tomada de decisão humana. Isso quer dizer, formando uma parceria com uma máquina.

Para fazer isso, você precisará desenvolver cada vez novas habilidades. A educação corporativa vem ganhando cada vez mais força dentro do mercado de trabalho e elas estão totalmente interessadas em alinhar as suas equipes com as novas tendências.

Um mercado sem fronteiras

Com a mudança de paradigma associada ao trabalho remoto, a batalha por talentos cresceu consideravelmente. Uma pesquisa da plataforma de Cursos Online, Certificado Cursos Online, confirma isso: 91% dos entrevistados disseram que estariam trabalhando de forma remota em uma empresa em outra cidade.

Dentro desse mercado sem fronteiras, diversos empregadores devem fortalecer seus programas de atratividade e retenção, e os profissionais precisam se encarregar de suas carreiras para se manterem ou se tornarem comercializáveis, sempre focando dentro das competências técnicas e comportamentais mais bem requisitadas.

Dificuldade para encontrar profissionais qualificados

A dificuldade de encontrar bons profissionais vem sendo um tema constantemente destacado nas diversas pesquisas.

Isso também é repetido dentro do Guia de Remuneração de 2022. Quase 70% dos executivos disseram esperar que será mais difícil encontrar talentos no mercado no próximo ano. Além disso, 49% estão preocupados em perder bons profissionais e 48% veem maior rotatividade em relação ao período pré-pandemia. As preocupações dos gestores com a retenção de talentos incluem principalmente: a forma de retorno ao trabalho e à competição, o aumento da pressão, a insatisfação dos profissionais com a própria remuneração e a insatisfação das pessoas com a cultura da empresa.

Saúde mental 

Recentemente, um estudo sobre inteligência emocional e sobre saúde mental no local de trabalho constatou que mais da metade dos profissionais, tanto liderando quanto sendo liderados, deixaram de produzir ou até de se engajar em algum momento desse período de pandemia por se sentirem abatidos de forma emocional.

Por sua vez, o Guia de Remuneração observou que mais de 50% dos líderes acreditam nos colaboradores que estão mais vulneráveis ​​a crises como estresse, ansiedade e esgotamento. Isso quer dizer, considerando que o sucesso empresarial seja totalmente dependente da mente e da sabedoria dos profissionais, a saúde mental também deve ser uma questão corporativa.

Trabalho remoto deixa de ser um benefício

Diversos profissionais veem o trabalho remoto como um modelo operacional e não como um benefício. Desses, 40% disseram que estariam dispostos a procurar novos empregos se a empresa em que trabalhavam não estivesse disposta a permitir o trabalho remoto.

Mudanças nas percepções e nas necessidades dos profissionais também resultaram em 82% das empresas pesquisadas pressionando por algumas mudanças nos pacotes de benefícios. Benefícios adicionais incluem apoio psicológico, horário de trabalho flexível e subsídio de home office, compra de equipamentos ou pagamento de contas.

Práticas ESG elevadas a um diferencial competitivo

Entrando na era ESG, as empresas têm a oportunidade de aperfeiçoar a sua imagem corporativa e aumentar assim a sua confiança dos investidores. Mas não só isso, existem diversas práticas também que têm potencial para fortalecer os programas de atração e de retenção de novos talentos.

Pesquisas mostraram que mais de 83% dos profissionais dizem que tendem a valorizar ainda mais as organizações com agenda ESG durante o processo seletivo. Metade dos entrevistados disse que não mudaria de emprego porque as empresas para as quais trabalham se concentrariam nessas iniciativas.

O ano de 2022 será um ano de recuperação, cheio de desafios. Mas, como a pandemia tornou os trabalhadores em especialistas em gestão de crises, com uma certa estratégia, planejamento e equipe certa, temos alguns meses para nos tornarmos pessoas e profissionais melhores ajudando as organizações que trabalhamos a alcançar ou recuperar o destaque que merecem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.