Tendências x mercado: Entenda como diferenciar e atrair clientes ao seu negócio 

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por admin
em março 6, 2022

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A gestão de empreendimentos é uma tarefa desafiadora, que envolve preocupação com fatores internos e externos, capazes de determinar o sucesso obtido pela instituição. A forma com que é feita a integração das tendências em seu negócio é uma delas.

Aliás, abrir uma empresa e conquistar prosperidade com esse investimento, são duas coisas bastante diferentes. Até por isso, muitos empresários tentam a todo custo encontrar a forma ideal de empreender e de fazer uma gestão exitosa.

No entanto, infelizmente, a receita para esse sucesso não existe. Ou melhor, ela pode ser tão variável quanto às particularidades de cada empresa, segmento de atuação, alterações no mercado, qualidade administrativa, objetivos mercadológicos, entre outros.

Mas, ainda sim, existem algumas ações que podem ser tomadas a fim de otimizar a gestão de startups e empreendedorismo digital, promovendo a prosperidade dos negócios e o aumento da lucratividade. Como é o caso da:

  • Construção prévia de um plano de negócio;
  • Criação de um time de recursos humanos;
  • Contratação de funcionários experientes e qualificados;
  • Oferecimento de bons benefícios para os colaboradores;
  • Implementação das ferramentas tecnológicas certas e etc.

Entretanto, uma das principais formas de garantir a sobrevivência e o sucesso empresarial é através da conquista dos clientes ideais.

Isso envolve um conhecimento aprofundado sobre o mercado de atuação, as tendências mais populares no setor e a forma com que essas práticas são inseridas nos processos da marca.

Por isso, se você também quer saber como atrair os clientes ideais para o seu negócio, com o auxílio das principais tendências de mercado, continue a leitura!

Importância de atrair clientes para o seu negócio

A atração de clientes é extremamente importante para a sobrevivência de qualquer empresa e para a manutenção da saúde financeira dos negócios.

Afinal, são essas pessoas que promoverão o aumento da rentabilidade e da lucratividade das instituições – não é atoa que a faculdade de vendas insiste tanto neste tópico.

No entanto, subestimar a importância da realização de uma pesquisa de mercado detalhada e da aquisição de informações sobre o seu cliente ideal, pode ser determinante para o alcance deste público e para todo o sucesso da empresa.

Isso porque, com o avanço tecnológico e com a facilitação que as ferramentas digitais trouxeram para a abertura de empresas online, a competitividade do mercado se ampliou e assim a disputa pela atenção dos consumidores ficou igualmente acirrada.

Desta forma, cada vez mais empresas estão buscando saber sobre as marcas competidoras, sobre as expectativas de crescimento e de demanda para o segmento e, principalmente, sobre as tendências do mercado.

Assim, os empreendedores que não fazem esse estudo acabam ficando para trás.

Afinal, esses tipos de insights são extremamente valiosos para a tomada de decisões, para a criação da persona da empresa e para a conquista de novos leads.

Até por isso que através do curso de empreendedorismo a distância os empresários e gestores estudam este tipo de assunto com bastante ênfase.

Como diferenciar e atrair clientes para o seu negócio

O tipo de gestão adotado pelas empresas influencia fortemente no processo de atração do público, na consolidação da marca no mercado e no aumento das vendas.

Neste sentido, um dos maiores benefícios usufruídos por uma administração focada na gestão de marketing e comunicação digital, é a possibilidade de segmentar os consumidores e de facilitar a atração dos compradores ideais.

Pois, ao invés de fazer campanhas extensas que atraiam um coletivo abrangente – mas que é menos interessado em finalizar a compra –, as empresas são capazes de formular ações estratégicas voltadas exatamente para os indivíduos mais aptos a consumir o produto.

Deste modo, a gestão comercial ead é capaz de reduzir os custos direcionados aos investimentos em marketing, ao mesmo tempo em que aumentam a taxa de conversão e a rentabilidade geral da empresa.

E existem diversas maneiras de segmentar o público como, por exemplo:

  • Segmentação demográfica;
  • Segmentação geográfica;
  • Segmentação de consumidor final;
  • Segmentação por geração;
  • Segmentação por características psicológicas;
  • Segmentação por ciclo de vida.

Essas separações podem ser individuais ou cumulativas, mas exigem muita pesquisa de mercado – como foi explanado anteriormente –, conhecimento sobre o perfil dos consumidores e sobre o mercado, além de uma análise profunda sobre o próprio negócio.

Maiores tendências de marketing para alavancar as vendas

É inegável que, com todas as vantagens mencionadas, o marketing digital será uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas como forma de aprimorar as suas respectivas atuações e para fazer os negócios se tornarem mais competitivos no mercado, em 2022.

No entanto, como essa área publicitária é composta por um conjunto de técnicas distintas, existem inúmeras ações que podem ser adotadas e que vão viabilizar um crescimento mais significativo dos negócios.

Entre as principais tendências de marketing digital que prometem auxiliar na segmentação e captação de novos clientes, bem como, impulsionar as vendas, as mais promissoras são:

  1. Marketing de conteúdo

Ainda que esta seja uma técnica bastante utilizada pelas empresas – especialmente no mercado digital –, a produção de conteúdos qualificados e relevantes continua sendo uma grande aposta para os próximos anos. Inclusive para quem possui lojas físicas.

Isso porque, através da produção deste tipo de material digital é possível chamar atenção dos usuários, transmitindo informações relevantes que vão ajudar no impulsionamento da marca e no desenvolvimento dos negócios.

Além disso, o marketing digital permite conduzir os prospects de uma fase para outra do funil de vendas, fazendo com que a cada uma das interações com a marca essas pessoas se tornem mais aptas a finalizar a compra e serem fidelizadas.

Mas, para que essas ações sejam feitas com sucesso é fundamental fazer a contratação de profissionais qualificados e experientes no assunto – a realização de um curso de gestão de recursos humanos pode ajudar muito nesta tarefa.

  1. Utilização de técnicas de SEO

Nos dias de hoje, dificilmente uma pessoa realizará uma compra sem antes fazer uma pesquisa no Google ou em buscadores semelhantes. É através deste tipo de pesquisa que a maior parte dos consumidores acaba conhecendo novas marcas e novos produtos.

Por isso, as técnicas de SEO têm sido uma das maiores apostas do marketing para os próximos anos.

Pois, essa ferramenta permite que as empresas aprimorem os conteúdos publicados online, fazendo com que o algoritmo das plataformas de pesquisa dê mais evidência para os seus materiais.

O SEO é uma forma de alcançar um engajamento orgânico para o seu site, promovendo um aumento no número de visitantes diários e de prospects que podem ser direcionados para a conversão e consumo dos produtos ou serviços disponibilizados pela sua marca.

  1. Exploração das mídias audiovisuais

O TikTok é uma plataforma de vídeos que tem ganhado muita notoriedade entre o público das mais variadas idades e segmentações.

Esse aplicativo tem se tornado tão popular que, de acordo com o Nikkei Asia, ele já se tornou o App mais instalado no mundo, ultrapassando o Facebook e o Instagram.

Além disso, a própria plataforma disponibiliza ferramentas que auxiliam as micro, pequenas e grandes empresas a se conectar com o público, potencializando os resultados e criando anúncios mais dinâmicos e atraentes.

Por isso, o investimento na criação de vídeos, reels e lives são uma das maiores apostas para quem deseja aumentar o alcance da empresa e a rentabilidade.

No entanto, é claro que é preciso capacitar os funcionários para a confecção deste tipo de conteúdo, e a faculdade de gestão de pessoas o que faz pode ser uma boa maneira de fazê-lo.

  1. Investimento em tecnologia e digitalização dos processos

A digitalização do mercado e realização das ações de marketing em ambiente virtual tem feito com que, cada vez mais, as instituições comerciais de todos os portes e segmentos sintam a necessidade de investir em tecnologia e na modernização dos processos.

Isso porque, além dessas ferramentas auxiliarem na facilitação dos pagamentos – por aproximação ou via QR CODE, por exemplo –, o uso dos softwares também pode ajudar na organização do ambiente laboral, captação de novos clientes e aprimorar o atendimento.

Todas essas melhorias acabam proporcionando a construção de uma experiência de compra mais otimizada e ocasionando o encantamento dos consumidores, fazendo com que esse público seja mais facilmente segmentado e fidelizado.

  1. Mercado digital

Com o crescimento da popularização do e-commerce e das mudanças dos padrões de consumo das pessoas, o investimento neste tipo de modelo de negócio e na união dos setores de marketing e venda nas empresas, tem se tornado cada vez mais imprescindível.

Afinal, com essa união entre a publicidade e as vendas é possível conquistar mais precisão na realização de planejamentos, análises e produção de conteúdos. Consequentemente a atração e segmentação dos clientes também serão aperfeiçoadas.

Não é atoa que este tópico é um assunto que também tem ganhado bastante destaque e importância no curso de gestão financeira empresarial.

  1. Uso da inteligência artificial

Se a automatização de processos operacionais é capaz de melhorar a produtividade e o desempenho das instituições, a utilização da inteligência artificial tem o mesmo efeito com o atendimento aos clientes e nas interações entre as empresas e usuários.

Isso porque, ferramentas como os chats e os bots têm permitido a construção de um diálogo coerente, completamente natural e eficiente.

Assim, é possível facilitar o atendimento ao cliente, solucionando dúvidas ou problemas com maior agilidade e eficiência, sem precisar depender do horário comercial.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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