Utility tokens: o que são fan tokens e como funcionam?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em junho 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

A tecnologia blockchain está revolucionando a forma como os torcedores se relacionam com seus times do coração e como participam de decisões importantes dos clubes

Se você é fanático por alguma equipe esportiva, com certeza já ouviu falar sobre os fan tokens — criptoativos que têm a missão de aproximar os clubes de seus torcedores através de um relacionamento mais interativo.

Os fan tokens usam a criptografia da tecnologia blockchain para fornecer aos seus titulares acesso a uma variedade de benefícios exclusivos, como votação sobre decisões importantes de um clube, acesso a prêmios exclusivos e muito mais.

Neste artigo, você vai saber o que são fan tokens e como eles estão mudando a forma como os clubes interagem com seus torcedores através do mundo virtual.

O que são e como funcionam os fan tokens?

Em termos simples, um fan token é uma espécie de programa de sócio-torcedor, em que os titulares adquirem um criptoativo que fornece acesso a benefícios, prêmios e experiências exclusivas.

Porém, ao contrário de um programa convencional de sócio-torcedor, os fan tokens têm valor de mercado e ficam guardados em uma blockchain, espécie de registro público mantido por uma rede descentralizada de computadores.

Dessa forma, esses criptoativos funcionam de maneira muito parecida com as criptomoedas. Seu valor é determinado pela comunidade de torcedores, com base nos benefícios proporcionados por cada clube e na sua dinâmica de oferta e demanda.

Os fan tokens permitem que os torcedores se sintam mais envolvidos com seus times do coração, além de serem criptoativos que podem se valorizar à medida que as agremiações vão crescendo e atraindo novos fãs interessados em ter acesso a vantagens exclusivas.

Isso porque os torcedores que adquirem os fan tokens passam a formar uma comunidade seleta de membros que tomam decisões sobre vários aspectos da vida do clube e podem receber recompensas únicas com base no seu engajamento.

Qual é a diferença entre criptomoedas e fan tokens?

Tanto as criptomoedas quanto os fan tokens sofrem oscilações de preço, conforme as condições de mercado, e são registrados em uma blockchain. A diferença, contudo, está no propósito de cada um e nas soluções oferecidas.

As criptomoedas têm como objetivo servir de meio de pagamento para produtos e serviços, além de facilitar as transferências de valores sem a intervenção de instituições financeiras ou de outros intermediários. 

Já os fan tokens são usados como uma estratégia de marketing pelos clubes esportivos para arrecadar recursos e aproximar mais os torcedores do seu dia a dia, permitindo que decidam questões importantes das instituições, como:

  • nomes de produtos, estabelecimentos e até de estádios;
  • cores e design de uniformes, acessórios e outros itens de vestuário;
  • frases a serem exibidas nas instalações do clube;
  • homenagens a ídolos atuais e do passado;
  • ações de marketing, campanhas beneficentes e muito mais.

Os fan tokens são, portanto, uma forma de as equipes esportivas engajarem mais seus fãs e recompensá-los por sua fidelidade e paixão. Quem compra esse tipo de criptoativo quer ter uma participação mais ativa na vida do clube e integrar uma comunidade restrita de fãs com poder de influência na gestão de alguns aspectos das agremiações.

Isso explica porque os fan tokens inserem-se na categoria dos chamados “utility tokens”, ou tokens de utilidade, usados por diversas empresas para permitir que os clientes ganhem recompensas, descontos e vantagens exclusivas no uso dos seus serviços.

Quais clubes esportivos já emitiram fan tokens?

Atualmente, todas as grandes equipes de futebol do Brasil e do mundo já lançaram seus fan tokens e arrecadaram milhões com a venda desses ativos digitais.

Outros esportes também estão se destacando no mundo digital com a oferta de criptoativos que oferecem benefícios exclusivos a seus fãs, como times de basquete da NBA, lutadores de MMA, equipes de hockey no gelo, entre várias outras modalidades, inclusive esportes olímpicos.

Como comprar fan tokens?

Para ter acesso aos fan tokens da sua equipe do coração, basta abrir uma conta em uma corretora de criptomoedas na qual o ativo digital seja oferecido. Entre as mais populares estão: Binance, Socios.com, Coinbase, Chiliz, entre outras.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.