Vale a pena financiar um imóvel?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por Carlos Meira
em julho 7, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Ainda está na dúvida se o financiamento é vantajoso para você? Então leia este artigo para entender mais sobre ele

Financiar imóvel está nos seus planos? Certo, essa é a realidade de muitos brasileiros. Afinal, não é todo mundo que tem poder aquisitivo suficiente para comprar um imóvel à vista, certo? Apesar disso, financiar tem lá suas vantagens também.

O financiamento deu a muitas pessoas a oportunidade de conquistar o seu sonho: ter a sua casa própria e não precisar mais se incomodar com aluguel e outros problemas que envolvem um imóvel que nem é seu.

No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas se vale a pena financiar um imóvel. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para mostrar a você o quanto essa opção ainda é vantajosa. Acompanhe!

Vale a pena financiar um imóvel?

Sim, o financiamento ainda é uma opção muito vantajosa para quem quer ter um imóvel próprio. A seguir, listamos os principais benefícios dessa opção.

Oportunidade de sair do aluguel

O dinheiro do aluguel não tem retorno, essa é uma dura verdade. Todos os meses você paga para viver em um imóvel que, no final das contas, não é seu. É claro que essa é uma necessidade de muitas pessoas, porém, se você ainda está em dúvidas se o financiamento é uma boa ideia, saiba que ele pode ser a oportunidade para morar em um “cantinho” só seu.

Além disso, você também não correrá o risco de ter que desocupar o imóvel inesperadamente e, com isso, ter que lidar com mudanças a todo momento. O financiamento oferece estabilidade domiciliar, permitindo que você crie memórias com a sua família.

Possibilidade de mudança imediata

Com o financiamento, você não precisa esperar dias ou meses para se mudar. Desde que o financiamento for aprovado, a mudança poderá ser realizada a qualquer momento. Afinal, você pode morar no imóvel financiado enquanto paga as parcelas do financiamento.

Dessa forma, fica até mais fácil de organizar a casa nova, comprando os móveis adequados para cada peça, de forma que não afete negativamente o seu orçamento.

Investimento seguro

Os imóveis tendem a valorizar à medida que o tempo passa. Como você pode se mudar imediatamente, antes mesmo de quitar o financiamento, essa opção aparece como um investimento seguro para você e sua família.

Além disso, o financiamento de imóvel se torna um ótimo investimento seguro, principalmente para quem tem dificuldade de guardar dinheiro todos os meses. Assim, você assume um compromisso com a instituição financeira e consegue se organizar para pagar as parcelas mensalmente.

Bom prazo para quitar o imóvel

Os prazos para pagamento dos financiamentos costumam ser mais longos, portanto, fica mais fácil de quitá-los embora o valor total do débito não seja tão irrisório. Além do maior número de parcelas, alguns financiamentos oferecem ótimas taxas de juros e até mesmo subsídio para quem deseja comprar seu primeiro imóvel.

O que analisar na hora de escolher o financiamento?

Existem três principais pontos que precisam ser analisados antes de escolher o seu financiamento, eles são:

  • taxa de juros: variam de uma linha de crédito para outra, por isso, verifique a porcentagem cobrada e entenda como isso afeta os valores das suas parcelas;
  • valor máximo do imóvel: todo financiamento define um valor máximo para que cada imóvel seja financiado, levando em consideração a renda mensal do tomador, logo, as suas parcelas não podem ultrapassar 30% da sua renda.
  • Custo Efetivo Total (CET): ele inclui juros, seguros e outras taxas cobradas pela instituição financeira na hora de liberar o financiamento.

Viu só, como vale a pena financiar um imóvel? Além de sair do aluguel e morar em algo que é seu, o imóvel também aparece como um ótimo investimento que se valorizará com o passar dos anos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.